Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Quase metade (48,1%) dos empreendimentos com contas em atraso atuam neste segmento

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Brasil bateu novo recorde e ultrapassou 5,4 milhões em abril de 2019, representando um aumento de 6,4% quando comparado com o mesmo mês em 2018. Em relação a março de 2019, a alta foi de 0,4%. O setor de serviços, cuja participação é de 48,1%, foi o principal responsável pelo volume total de empreendimentos com dívidas atrasadas e negativas.

Além disso, o crescimento da inadimplência em abril/19 dentre os empreendimentos que prestam serviços chegou a 10,9%, se comparados com o abril do ano anterior. Neste mesmo comparativo, os setores de indústria e comércio tiveram variação de 2,7% e 2,5%, respectivamente. Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência dos micro e pequenos empreendedores continua a crescer devido ao baixo desempenho da economia nos primeiros meses de 2019. Este movimento impacta as vendas, que diminuem o fluxo de caixa e prejudicam a receita, fazendo com que deixem de honrar seus compromissos financeiros. Clique aqui para ver a tabela.

Anúncio

O Sudeste apresentou um crescimento de 7,5% de inadimplentes entre abril de 2018 e 2019, a maior variação apresentada dentre todas as regiões. Em abril deste ano, o volume de micro e pequenos com contas em atraso chegou a 2,9 milhões, ante 2,7 deste mesmo mês em 2018. Essa também é a região com a maior representatividade de empreendedores inadimplentes (54,7%), seguida pela Sul (15,8%), que registrou 852.646 em abril/19, crescimento de 6,3% no comparativo com o mesmo mês de 2018. As demais regiões tiveram crescimento de 6,9% (Norte), 6,7% (Centro-Oeste) e 2,3% (Nordeste) no comparativo com os dados de inadimplência de abril de 2018 e 2019.

Entre os Estados, Alagoas registrou a maior queda de micro e pequenos empreendedores inadimplentes (-4,0%), seguida pelo Rio Grande do Norte (-3,5%). Já o Amapá registrou aumento de 13,2%, com o Rio de Janeiro (12,3%) na sequência. Clique aqui e veja a tabela com todos os Estados.

Inadimplência de empresas de todos os portes

Em abril de 2019, o número de empresas de todos os portes inadimplentes se manteve em 5,7 milhões. No comparativo anual, o crescimento foi de 4,7%. As micro e pequenas empresas representam 95% do montante total.

Como aprimorar a gestão financeira de MPEs

Pensando na importância da educação financeira e no cuidado que as MPEs devem ter em relação à gestão de seus empreendimentos, a Serasa Experian conta com o Saúde do Seu Negócio, solução para contribuir com um dos principais desafios de uma empresa: manter uma boa saúde financeira.

A solução digital existe para combinar o monitoramento de informações e plano de ação em uma só ferramenta, a fim de auxiliar estes empreendedores e empresários a conquistarem uma boa condição de saúde financeira, evitar fraudes, e mostrar como isso pode se reverter em benefício aos seus negócios. O serviço reúne informações, recursos de análise e funcionalidades para mostrar como a empresa é vista no mercado e de que maneira as suas referências se tornam decisivas na hora de ser avaliada como fornecedora, no momento de adquirir produtos e serviços ou buscar crédito.

MEIs, micro e pequenos empresários podem contratar o serviço pela internet, no site: empresas.serasaexperian.com.br/, no formato de assinatura mensal, de R$ 29,90 sem limite de acessos.

Ainda no portal Empresas da Serasa Experian é possível acessar de forma gratuita a autoconsulta de score, uma ferramenta de acesso à crédito, cursos gratuitos sobre empreendedorismo, gestão financeira, estratégia e organização, entre outros.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à ExperianCompany em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades