Guatapé – Preciosidade urbana nas montanhas da Colômbia
Guatapé – Preciosidade urbana nas montanhas da Colômbia
Guatapé – Preciosidade urbana nas montanhas da Colômbia
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Paulo Queiroga

Os destinos mais consagrados na Colômbia pelo viajante internacional são, sem dúvida, a Capital Bogotá, a belíssima Cartagena de Las Índias e a capital do Departamento de Antióquia e segunda metrópole colombiana, Medellin.

Mas, além dos destinos tradicionais colombianos, merece destaque super especial a pequena cidade de Guatapé, a 80 km de distância de Medellin, na zona rural de Antióquia. Com pouco mais de 7 mil habitantes, a cidade está localizada a 1880 metros de altitude, circundada por montanhas e com clima médio anual entre 13 e 23 graus.

Mesmo com movimento de turismo razoável, a cidade respira paz e tranquilidade espelhadas no sorriso encantador dos moradores e na arte colorida da decoração do casario, chamada de Zócalos, espécie de murais em relevo, multicoloridos, que adornam as fachadas das casas e edifícios, esculpidos e pintados de forma artesanal.

Inesquecível nesta cidade é o passeio pela via principal, Calle del Recuerdo, patrimônio urbanístico e arquitetônico do município, com pedras irregulares, mas impecavelmente assentadas, que leva à Plazoleta de Los Zócalos, e à igreja Nuestra Señora del Carmen, em templo estilo greco-romano, e à escadaria também toda ornamentada com padrões abstratos multicoloridos.

O cheirinho de café e da boa comida colombiana exalando no ar, guarda sóis coloridos sombreando as mesas com cadeiras nas calçadas, restaurantes, cafés e lojas de artesanato compõem este singular acervo artístico e urbano, uma atmosfera agradável neste lugar diferente de tudo que você já viu no mundo.

Os temas dos murais são variados. Retratam a história da comunidade, atividades profissionais dos moradores, barcos de pesca, animais míticos e domésticos, flores ou simplesmente figuras abstratas exuberantemente coloridas. Um verdadeiro arco íris urbano enchendo de luz parte das ruas da cidade refletindo o espirito alegre e hospitaleiro da comunidade orgulhosa de sua arte.

Outro dos principais pontos turísticos ao redor da cidade é a La Piedra del Peñol, um maciço de pedra redonda destacando-se ao alto em direção ao céu, por séculos adorada pelos nativos originais, do povo Tahamies.

Com 220 metros de altura e 740 degraus até o cume, a subida exige bom fôlego do visitante, lindamente compensado pela vista panorâmica das montanhas ao redor. No alto da pedra tem uma pequena lanchonete que ajuda a aliviar o cansaço vendendo bebidas, frutas e comidinhas para renovar a energia.

No ano de 1978, com o crescimento populacional e industrial, as autoridades abriram a represa do rio Nare, afim de garantir o abastecimento de água na região inundando as antigas cidades obrigando os cidadãos a deixarem suas casas. O represamento da área mudou a paisagem para sempre e deixou debaixo d’água pequenos assentamentos incluindo a vila original, assim como ocorreram e ocorrem também em várias regiões no Brasil para construção de usinas hidrelétricas.

A inundação programada criou a Laguna de Guatapé e algumas ilhas que ainda guardam vestígios das antigas cidades, como a torre da igreja inundada e parte do cemitério da cidade. Hoje, a região é bem explorada pelo turismo, ocupada por hotéis de luxo e mansões de personalidade famosas e milionários colombianos e estrangeiros. Foi construído também na área um calçadão chamado Malecón, onde são oferecidas atividades aquáticas, passeios de caiaque e de barco pelas ilhas. Outro ponto de visitação é La Manuela, a casa onde Pablo Escobar dava grandes festas, depois, parcialmente destruída pelo Cartel de Cali.

Guatapé é um daqueles lugares que faz brilhar os olhos quando a gente chega e dá aperto no coração na hora de partir.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas