Grupo Pardini faz mais uma aquisição
Grupo Pardini faz mais uma aquisição
Grupo Pardini faz mais uma aquisição
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Operação reforça a relevância do Grupo em anatomia patológica e diagnóstico oncológico

Em Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 1º de novembro de 2022, o Grupo Pardini anunciou a aquisição do Laboratório Hugo Silviano Brandão (HSB), referência médica em Belo Horizonte (MG). Fundado em 1969 pelo médico patologista Professor Hugo Silviano Brandão, o HSB estrutura-se como laboratório especializado em anatomia patológica, citopatologia e imuno-histoquímica – exames de alta complexidade para o diagnóstico em Oncologia. A incorporação favorece a expansão da unidade de negócio Anatomia Patológica do Grupo Pardini ao se unir a uma marca forte e reconhecida neste mercado, somando patologistas experientes e reconhecidos, e ampliando o acesso a exames de alta complexidade para diagnóstico de cânceres.

O valor da operação de compra é de R$11 milhões. A sócia do Laboratório HSB, Dra. Laura Silviano Brandão, permanecerá no negócio e o corpo clínico liderado por ela, também. “Esta aquisição é de extrema relevância para a estratégia do negócio, pois reforça a liderança em anatomia patológica do Pardini em Minas Gerais e no Brasil, além de ampliar a oferta dos serviços especializados em Oncologia para todo o país por meio de hospitais, médicos, indústria farmacêutica e de cerca de 7 mil mil laboratórios parceiros”, destaca Roberto Santoro, Diretor Presidente do Grupo Pardini.

O investimento traz ganho de infraestrutura em planta produtiva de alta especialização, sinergia à operação com outras marcas do Grupo, redução de custo logístico e ampliação da captação de exames anátomos-patológicos. Como protagonistas no cuidado com a saúde da população, os patologistas analisam exames de alta complexidade. Eles são responsáveis por encontrar diagnósticos de várias doenças e auxiliar  no tratamentos mais adequados para os pacientes. Entre as funções desses especialistas estão o diagnóstico dos diversos tipos de câncer.  Com a aquisição, os médicos patologistas do HSB passarão a integrar a Rede Astro do Grupo Pardini, uma plataforma de alta especialização, que conecta Patologistas de todo o país.

A Anatomia Patológica é uma das portas de entrada para a Medicina Personalizada. Ambas são unidades de negócios relevantes para o Grupo Pardini, pela importância para o desenvolvimento do setor de medicina diagnóstica no mundo. A primeira é responsável pela assertividade no diagnóstico de neoplasias e a última é imprescindível para a prevenção de cânceres e tratamentos oncológicos, por exemplo. Por isso, essas aquisições estão fortemente alinhadas com a estratégia do negócio de prover acesso ao diagnóstico especializado, para quem precisa e onde estiver, ampliando a todo o país a oferta de testes.

Em 2013, o Grupo adquiriu a empresa Diagnóstika, de São Paulo – há mais de 30 anos uma referência laboratorial em anatomia patológica, patologia molecular e imuno-histoquímica, comparada aos maiores centros mundiais de Patologia Cirúrgica. Em 2021, a aquisição do laboratório APC, também em São Paulo – outra marca com mais de 30 anos de referência neste setor, reforça a estratégia do Grupo Pardini em oferecer exames oncológicos de alta complexidade médica que suportam o diagnóstico de câncer e a decisão médica, viabilizando precocemente o tratamento específico de neoplasias dos pacientes com câncer. A incorporação também viabilizou ao Grupo mais um Núcleo Técnico de Alta especialização em Imuno-histoquímica e hibridização “in situ” na cidade de São Paulo.

O Pardini vem investindo na compra de laboratórios especializados com alta credibilidade médica no mercado para dar suporte às suas operações e possibilitar um crescimento mais acelerado rumo a sua estratégia de ampliar o acesso à medicina diagnóstica especializada. Nos últimos anos, foram cerca de R$ 700 milhões investidos em 19 aquisições, das quais, oito são empresas de alta especialização: Laboratório APC; Diagnostika, de Anatomia Patológica e Patologia Molecular; Progenética, de Oncologia Molecular; Biocod, de Aconselhamento Genético; DLE, de Doenças Raras e erros inatos do metabolismo; Psychemedics Brasil e Labfar, hoje Toxicologia Pardini; Laboratório APC; e, agora, soma-se a elas a 20ª, o Laboratório Hugo Silviano Brandão.

“Com a integração das competências médicas e do portfólio especializado do Hugo Silviano Brandão, APC, Diagnóstika e Hermes Pardini, temos o objetivo de nos tornarmos uma das referências em diagnóstico Anátomo-patológico em Oncologia, fortalecendo nossa atuação”, destaca o presidente do Grupo Pardini.

Com mais de 60 anos de atuação integrada à cadeia da saúde do país, o Grupo Pardini é um dos maiores players de infraestrutura diagnóstica do Brasil. Foi fundado em Belo Horizonte (MG), onde é líder de mercado, e está presente em todo o território nacional. Conta com mais de 180 unidades em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. Foi pioneiro e é líder no país na realização de exames para laboratórios (Lab-to-Lab), com cerca de 7 mil parceiros em todos os estados. Em 2021, realizou 140 milhões de exames.

O Grupo Pardini tem como propósito oferecer acesso ao melhor diagnóstico a todos os cantos do Brasil. Reconhecido pela constante inovação de seus processos em benefício do melhor desfecho clínico do paciente, conta agora com 20 marcas, que lhe permitem a oferta de mais de 8 mil tipos de testes em seis linhas de produtos: análises clínicas, imagem, vacinas, anatomia patológica, toxicologia e genética.

Em junho de 2022, o Pardini anunciou uma combinação de negócios com o Grupo Fleury, formando a maior empresa de Medicina Diagnóstica do país. A operação está em processo de aprovação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas