Falece o escritor mineiro Eduardo Almeida Reis
Falece o escritor mineiro Eduardo Almeida Reis
Falece o escritor mineiro Eduardo Almeida Reis
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O escritor e membro da Academia Mineira de Letras Eduardo de Almeida Reis faleceu hoje – 15 de março, aos 84 anos, em Juiz de Fora. Será velado amanhã, das 13 às 15 horas, na capela ecumênica do crematório de Matias Barbosa, na estrada União-indústria, km 6 – Em Minas Gerais

 

Eduardo Almeida Reis foi colunista por 14 anos da revista MercadoComum.

 

Nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1937. Era filho de José Cândido Almeida dos Reis e Sara Caldeira Brant. Divorciado, deixa três filhas e um neto.

 

Cronista, humorista, romancista, ensaísta, historiador e jornalista. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Estado da Guanabara, Faculdade do Catete, exerceu fugazmente a advocacia e foi funcionário do Banco do Brasil, do qual se demitiu, a pedido, com 15 anos de casa. Ingressou na redação de O Globo em 1966. Sobre agropecuária, colaborou nas seguintes publicações: Correio Agro-Pecuário, O Ruralista, Revista CCPL, Revista dos Criadores, Folha de S. Paulo e A Granja, a revista mais antiga em circulação contínua do Brasil, da qual foi cronista por 30 anos. Exerceu o cargo de presidente do Sindicato Rural de Três Rios, RJ, na década de 70. Palestrante em diversos congressos de Zootecnia, Veterinária, Agronomia e exposições agropecuárias nos Estados: RJ, MG, BA, RS, SP.

 

Formação:

-Rio de Janeiro RJ – Bacharel em Ciênciais Jurídicas e Sociais pela Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro

-Repórter da Geral do jornal O Globo

-Cronista/articulista de O Globo, Folha de S.Paulo

-Cronista de A Granja desde 1979 –

-Cronista da revista MercadoComum entre 1995/2009

-Também foi cronista diário do jornal Hoje em Dia; Estado de Minas e Correio Braziliense

 

Exerceu as funções de advogado do Sindicado dos Padeiros, avicultor, produtor de leite, corretor de seguros de vida, radialista, heveicultor e pequeno empreiteiro ferroviário. Trabalhou como administrador de empresas rurais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, anos e anos, entre 1955 e 2000. Palestrante. Titular da firma Officina Litteraria Ltda. que produz discursos, livros, programas de rádio e tevê etc.

 

Matéria publicada em MercadoComum – 16.02.2002

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades
Eduardo Almeida Reis
Eduardo Almeida Reis