Falece em BH o empresário Flávio Pentagna Guimarães
Falece em BH o empresário Flávio Pentagna Guimarães
Falece em BH o empresário Flávio Pentagna Guimarães

O banqueiro Flávio Pentagna Guimarães, 94 anos, faleceu no dia 19 de janeiro, em Belo Horizonte. Atualmente, Guimarães exercia o cargo de presidente do Conselho de Administração do BMG e era o maior acionista da instituição financeira. O Banco de Minas Gerais, que depois veio a se tornar BMG, foi fundado em 1932 por seu pai, Antônio Mourão Guimarães.

Em nota, o BMG afirmou que o empresário “foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia”

Falece em BH o empresário Flávio Pentagna Guimarães
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira – presidente do BDMG, Flávio Pentagna Guimarães (à época Secretário de Indústria e Comércio de Minas Gerais) e Ronaldo Costa Couto- ministro-chefe da Casa Civil, durante lançamento do documento intitulado Economia Mineira 1989 – Diagnóstico e Perspectivas

O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atuam, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócios, logística, imobiliário, entre outros. Ele também foi responsável por tornar o Banco BMG a primeira instituição financeira a ofertar crédito consignado no país.

Durante a sua atuação como empresário no mercado financeiro, Guimarães enfrentou o desafio de popularizar soluções financeiras no País. O seu objetivo era que o BMG se tornasse um dos seis maiores bancos brasileiros. Para entrar nessa briga, apostou na criação de soluções simplificadas e inovadoras que gerassem valor para a população por meio de empréstimos e outras modalidades de crédito. Ao longo dessa trajetória, o banqueiro fez com que o banco se popularizasse como desejava, tornando o BMG o pioneiro na oferta de crédito consignado, que democratizou o acesso a crédito com juros mais baixos em Minas Gerais, se expandindo depois pelo País.

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, editor-geral de MercadoComum fez o seguinte comentário nas redes sociais: “Sucedi Flávio Pentagna Guimarães como Secretário de Indústria, Comércio e Mineração de Minas Gerais. Bem antes, com muito orgulho, iniciei a minha carreira profissional, aos 17 anos de idade, como contínuo do antigo BMG – Banco de Minas Gerais S.A onde atuei por quase seis anos, inclusive em Manaus – AM, sempre exercendo atividades na área internacional. Saí no dia seguinte à venda, em 1974, da instituição que à época contava com 133 agências, ao Banco Real S.A. Dr. Flávio sempre foi um visionário e um empreendedor. Sinto-me dignificado de ter trabalhado nas suas empresas, de ter convivido pessoalmente com ele e ora hipoteco uma enorme solidariedade a todos os seus filhos e familiares, com muito carinho e fraternidade. Minas precisa render muitas homenagens a esta digna personalidade mineira!”

Flávio deixa cinco filhos, Antônio, Ângela, João, Regina e Ricardo Guimarães, que foi presidente do Clube Atlético Mineiro entre 2001 e 2006 e é presidente do conselho do banco. Ele também deixou 12 netos e 12 bisnetos. A esposa, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, faleceu em 10/09/1994.

O sepultamento ocorreu no dia 20, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio