O Festival do Queijo Minas Artesanal 2019 superou as expectativas dos produtores, sendo que alguns chegaram a registrar aumento de até 300% nas vendas. No primeiro dia do festival, cerca de quatro mil pessoas foram ao evento, realizado na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

“Hoje, há uma demanda crescente dos consumidores por produtos artesanais. O momento é muito favorável para o setor e agora, com o Selo Arte*, os produtores poderão comercializar para todo o país”, disse o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto.

A gerente técnica da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), Valéria Rodrigues, informa que, no primeiro dia do festival, as vendas dos 12 produtores da associação tiveram aumento de 300% em relação à edição anterior: “Os queijos acabaram no primeiro dia. Um grupo de produtores foi de madrugada à Canastra buscar mais queijos para atender a demanda”, confidenciou.

Para Alexandre Honorato, produtor em Araxá, há muito o que comemorar. “Com os contatos realizados durante o evento, terei que aumentar a produção em mil quilos por mês, o equivalente a 17% do que é produzido hoje”.

As vendas do produtor Ronaldo Pereira da Silva, do Cerrado, também triplicaram em relação a 2018: “Fiz contatos com compradores de vários estados. Estou aguardando a obtenção do selo arte para fechar novos negócios e, para atender à demanda, já penso em aumentar o rebanho para elevar a produção.”

*Leia sobre a regulamentação do Selo Arte e como esta decisão facilita a comercialização do queijo artesanal, clique aqui.

Anúncio