Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus


Por: Cláudio Rocha Oliveira  
claudiorochaprod@terra.com.br 

Em reportagem especial, a publicação The ArtNewspaper (theartnewspaper.com) analisa os dados de visitação a museus e exposições em todo o mundo. Se gundo o levantamento, o Brasil ocupa quatro das 20 exposições mais populares de 2013, em número diário de visitantes: Impressionismo: Paris e a modernidade (3º lugar); Cao-Guo-Qiang: Da Vincis do povo (6º lugar); Movie-se: no tempo da animação (10º lugar) e Elas: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou (11º lugar).

Todas as mostras foram gratuitas e os números obtidos na época em que estavam em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Entre as demais posições da lista mundial, que mapeou 650 exposições, aparecem mostras de outras unidades do CCBB (SP, MG e DF), do Museu Oscar Niemeyer (PR), da Pinacoteca de São Paulo, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (DF), do Santander Cultural (RS), do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), da Fundação Bienal e do Paço das Artes (SP).

A 9ª Bienal do Mercosul (RS) entrou na lista das mostras chamadas “big ticket”, onde o visitante acessa diversas exposições num mesmo lugar. Este é o terceiro ano consecutivo que o Brasil entra no ranking mundial de exposições mais populares. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *