Exposição Jardim Mineral no Museu das Minas e do Metal
Exposição Jardim Mineral no Museu das Minas e do Metal
Exposição Jardim Mineral no Museu das Minas e do Metal
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Raquel Caputto

 

Pelo terceiro ano consecutivo, O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a exposição fruto do edital Comciência 2021/2022, que nesta edição convidou artistas e pesquisadores a uma imersão no acervo da instituição. Com o tema “jardim mineral”, o acervo de geociências foi apresentado pelo corpo técnico do museu e as interlocuções em arte, ciência e tecnologia aconteceram entre equipe, artistas e mentores especialistas. Ao todo, são 10 trabalhos.

 

Todos estão no site 2021.programacomciencia.org.br e as três obras presenciais podem ser visitadas até 27 de março do presente ano.  Todo o conteúdo da exposição é acessível.

De acordo com a curadora Barbara Castro, as proposições artísticas emergentes da categoria Nativo Digital alternam e combinam abordagens históricas e ficcionais, compondo uma rica exposição de arte e ciência. Keila Z e Samuel Van Ransbeeck extraem sonoridade dos minérios em projetos que mesclam ficção e dados. As duas duplas Mari Nagem e Thiago Hersan e Anastácio e Vamos, utilizam a programação criativa e a computação para realizar provocações sobre questões sociais e a mineração. Ivone Villamil e Pedro Hurpia criam narrativas audiovisuais no encontro com o acervo e a paisagem. Cada proposição agrega reflexões e sensações à experiência virtual do jardim mineral.

 

Segundo Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, “o fator inovador desta edição foi a completa imersão dos artistas no acervo e na rotina do museu por meio da Residência Artística. Este modus operandi dos processos expositivos nos permitiu acompanhar o processo criativo dos artistas e o desenvolvimento das obras, que brindam o público com sua poética e discussão científica”.

 

Mais informações:

MM Gerdau apresenta exposição Jardim Mineral: residência criativa e exposição autoral

Até 27/03/2022

MM Gerdau – Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa – Belo Horizonte/MG

Visitação gratuita, terças e quartas, das 11h às 18h, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h.

Informações e visita virtual às obras:  www.programacomciencia.org.br

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades