Exposição Fotográfica "Travesia do Olhar" de Guilherme Machala
Exposição Fotográfica "Travesia do Olhar" de Guilherme Machala
Exposição Fotográfica “Travesia do Olhar” de Guilherme Machala

Raquel Capucio

A FEA (Fundação de Educação Artística) está organizando uma exposição sobre o trabalho de Guilherme Machala, aluno egresso de um de seus cursos e responsável pelos registros fotográficos da Fundação desde 2014.

“Travessia do Olhar” reúne 13 de seu impressionante acervo de mais de 13 mil fotografias, nas quais o artista guiou-se por elementos estéticos, como por exemplo, composição, enquadramento, perspectivas, expressão e luminosidade.

As obras procuram explorar as interações entre a imagem e a música. Como o próprio Machala afirma, “penso a fotografia como manifestação da luz que a música emana”.

A exposição é gratuita e ficará disponível para visitação até 30 de março de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h (exceto feriados).

A FEA, após mais de meio século renovando, constantemente, o ensino da música, a fundação se orgulha de um grande número de seus alunos – em especial detentores de bolsas de estudos – estarem galgando os diferentes níveis de profissionalização e terem êxito em concursos de Composição, assim como em todas as formas de admissão a universidades e orquestras. Orgulha-se, ainda, de vir contribuindo para que a música faça parte da vida de milhares de pessoas que seguiram e seguem outras carreiras, tocadas pelo mistério da arte musical, seu impulso à imaginação e ao universo criativo.

Seu corpo docente – tanto estável quanto visitante – é constituído a partir do valor individual de cada professor. A Coordenação Pedagógica é exercida pelo professor Rubner de Abreu, cuja formação musical foi estruturada nos cursos ministrados por professores como H.J. Koellreutter e Dante Grela, os quais, entre muitos outros, integram o impressionante elenco de mestres que a Fundação tem convidado, no decorrer de sua existência, para lecionar em seus Cursos Livres de atualização e de aperfeiçoamento.

São princípios do ensino de música na Fundação a liberdade, a flexibilidade e a amplitude. Desde a idade de quatro anos, as pessoas interessadas podem ser recebidas para diversas atividades musicais, adequadas a cada faixa etária, incluindo a formação instrumental e vocal.

Reconhecida no Brasil e em toda a América Latina por sua autonomia, acolhimento e estímulo à criação musical contemporânea, a Fundação vem liderando uma série de movimentos culturais, educacionais e sociais, com foco principal na música. Estão entre eles os Encontros de Compositores e Intérpretes Latino-americanos, o Festival de Inverno de Ouro Preto, as Semanas de Música de Câmara, o Música sem barreiras etc.

Entidade sem fins lucrativos, com penetração em todas as classes sociais, a Fundação conquistou sua sede própria em 1997. Um dos principais protagonistas dessa conquista, Fernando Pinheiro Moreira, falecido em 2002, hoje dá nome ao Centro Cultural que reúne os espaços de aulas, área administrativa e Sala Sergio Magnani. A manutenção desse patrimônio material e imaterial de inestimável valor tem contado, ano após ano, com o apoio de pessoas físicas e jurídicas.

A Associação de Amigos da Fundação de Educação Artística Flama tem sido fundamental na propagação do som, do crescimento e da diversidade do trabalho da Fundação. Ela é mesmo a chama de ardor, vivacidade e entusiasmo que impulsiona a criação de diferentes projetos para a vivência da música por todos.

Informações:

Exposição “TRAVESSIA DO OLHAR” com Guilherme Machala

Data: Até 30 de março de 2023

Dias e horários de visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h (exceto feriados)
Local: FEA (Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários, BH)

Evento gratuito!

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio