Exposição “Balada”
Exposição “Balada”
Exposição “Balada”
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rachel Capucio*

“Balada” é a exposição da Casa Fiat de Cultura, em cartaz até 30 de janeiro.

Vizinhos conversam, corriqueiramente, sobre balas perdidas encontradas no quintal. Os tiros descem do morro e vão parar no asfalto. Nas paredes, nas portas, nos pontos de ônibus. Os projéteis e suas marcas são encontrados em todo canto. O que antes causava temor torna-se banal.

Essa é a realidade que o artista Osvaldo Carvalho vive na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Lá, “balada” é uma gíria para “ser baleado”, “levar um tiro”. Pensando nos múltiplos sentidos dessa palavra, foi ela a escolhida para dar nome à sua inédita exposição individual, montada na Piccola Galleria.

A composição das obras do artista é rica em cores e signos que permeiam o imaginário da cultura de massa, com destaque para objetos domésticos, itens de decoração, construções urbanas e marcas conhecidas.

Plantas, pichações e outdoors, entre outros elementos cotidianos, compõem 16 pinturas em acrílica. Entre o vidro e a tela, projéteis reais, colecionados por Osvaldo ao longo dos anos, completam as obras.

A partir delas, são propostos questionamentos sobre a banalidade dos nossos dias e a nossa relação com o mundo.

A mostra poderá ser visitada de diferentes formas: presencialmente, sem retirada de ingressos, ou virtualmente, com inscrições pela Sympla.

*Advogada, especialista em Cultura

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades