Executivos da Aperam discutem importância da produção sustentável de aço para o desenvolvimento, no maior evento sobre Mobilidade Elétrica do Brasil
Executivos da Aperam discutem importância da produção sustentável de aço para o desenvolvimento, no maior evento sobre Mobilidade Elétrica do Brasil
Executivos da Aperam discutem importância da produção sustentável de aço para o desenvolvimento, no maior evento sobre Mobilidade Elétrica do Brasil
Aperam
Aperam
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Aperam é presença confirmada no Ampèr; empresa é a única produtora de aços elétricos de grão não-orientado, orientado e super orientado da América Latina.

De 22 a 30 de outubro, em Belo Horizonte e Nova Lima, acontece o maior evento sobre o Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil – o Ampère. Reunindo iniciativas de destaque dentro dos três pilares do selo de sustentabilidade ESG – Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) -, o encontro tem como objetivo impulsionar práticas sustentáveis aplicadas à vida cotidiana, com foco na redução da pegada de carbono na área de mobilidade urbana. O Ampère reunirá 56 expositores e mais de 30 palestrantes, em 3 salas de imersão e negócios, mais de 30 horas de palestras presenciais e online, 4 pistas de test-drive e mais de 20 atividades e atrações interativas. Representantes da Aperam South America e Aperam BioEnergia participam da programação, nos dias 22 e 30 de outubro, debatendo a relação entre desenvolvimento sustentável e produção de aço, com foco nos aços elétricos.

Os aços elétricos têm excelentes propriedades magnéticas e promovem a economia de energia e a maior eficiência de equipamentos, como geradores, motores elétricos, reatores para sistemas de iluminação e compressores herméticos. Isso acontece pela adição de silício em sua composição, associada a um rígido controle em todas as etapas de produção. A Aperam South America, cuja planta industrial está localizada em Timóteo (MG), é a única produtora da América Latina de aços elétricos de grão orientado (GO) e super orientado (HGO) – usados em transformadores de força e distribuição -, e de grão não-orientado (GNO) – usado em motores elétricos, compressores, reatores para sistemas de iluminação e medidores de energia.

“Há décadas a Aperam produz aços elétricos para o mercado nacional e internacional e há mais de 10 anos trabalha no desenvolvimento focado no segmento de mobilidade elétrica, em nosso Centro de Pesquisas, e através de parcerias com grandes universidades brasileiras, como a USP e a UFMG”, destaca Rodrigo Villela, diretor Financeiro da Aperam South America e da Aperam BioEnergia. O modo como a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais e do Brasil, por meio da produção de aço, em especial os aços elétricos, será apresentado pelo executivo no painel “Desenvolvimento e Diversificação Econômica”, que acontece na abertura do Ampère, em 22 de outubro.

Já no dia 29 de outubro, Edimar Cardoso, diretor de Operações da Aperam BioEnergia, discute as diretrizes e as ações de sustentabilidade da empresa, especialmente na esfera ambiental, no painel “O que significa o E de ESG? Como trabalhar a sustentabilidade nas organizações e direcioná-las para a nova economia”. A Aperam BioEnergia, subsidiária da Aperam South America no Vale do Jequitinhonha (MG), é  uma das maiores empresas do mundo na produção e comercialização de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto certificadas pelo Forest Stewardship Council® (FSC®), que assegura que toda a madeira é produzida de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. “O carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia é o combustível usado na fabricação de 100% do aço da Aperam South America, por isso os produtos recebem o nome de Aço Verde Aperam”, explica Edimar. “O cultivo de florestas de eucalipto e a tecnologia patenteada de carbonização da madeira fazem com que a Aperam tenha uma das menores pegadas de carbono do setor, e estamos atuando fortemente para neutralizar a emissão de CO2 em nossa siderúrgica em Timóteo”, ressalta.

A Aperam South America, que é vencedora do XXIII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Mercados – Melhores e Maiores Empresas – 2021 é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores: liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades