Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Equinox pede passagem

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Já disseram que o melhor da festa é esperar por ela. Foi o que fez a Chevrolet como estratégia de lançamento de seu mais novo SUV para o mercado brasileiro, o imponente Equinox, que desembarca no país com a chancela de ser o modelo desta categoria, dentro do portfólio da GM, como o mais vendido no mundo. Depois de confirmada sua importação, no começo do ano, ele apareceu para a imprensa durante o Salão de Buenos Aires, na Argentina, no meio deste ano. 

Naquela oportunidade apenas uma apresentação estática no estande da Chevrolet nas dependências da mostra automotiva e o anúncio dando conta de que seu lançamento comercial aconteceria até o fimdo ano. Depois, novamente, o nome Equinox ganhou os holofotes, quando, então, foi divulgado o preço de R$ 149.900,00 para o modelo. E, para fechar com de ouro a chegada do Equinox, a GM preparou, com a pompa e circunstância que a ocasião merecia o evento de lançamento do modelo. 

Com apresentação da modelo internacional Isabeli Fontana, presenças de artistas globais e show da cantora Sabrina Parlatore, a Chevrolet reuniu imprensa especializada e convidados no suntuoso hotel Palácio Tangará, no bairro de Panambi, na capital paulista, em evento de marcar época, para mostrar a importância de seu novo SUV grande para a companhia.  

Anúncio

REFERÊNCIA 

 O Equinox é o mais relevante lançamento da Chevrolet para este ano e terá como concorrente um peso pesado na categoria, o Jeep Compass, que vem se tornando o queridinho do mercado nos últimos tempos. Além dele, também, o Honda CRV e possivelmente, ainda em 2018, o Renault Koleos, que a montadora francesa já homologou para comercialização no Brasil.

A GM estima que serão vendidas, mensalmen-te, 700 unidades do Equinox, que se posiciona entre o Tracker e o Tralblazer. Importado do México em um única versão, a Premier é a mais equipada da gama. O visual conquista de primeira, sugere imponência e sofisticação.Mas, ao entrar no carro e conhecer as muitas tecnologias oferecidas pelo Equinox é que se tem a exata dimensão que a vida do Compass não seguirá fácil daqui para frente. Comparando com a Captiva, que deixou de ser vendido, as medidas são próximas. O novo SUV tem 4,65 metros de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e 1,84 m de largura, contra 4,58 m, 2,71 m e 1,85m, da veterana, respectivamente. 

Mas a inovação é destaque no modelo que traz um inédito sistema que evita problemas corriqueiros de esquecer crianças no banco traseiro, presas as cadeirinhas, além de objetos variados. Sinais sonoros são emitidos logo que o sistema perceber que o condutor está deixando algo no banco traseiro.

FAMÍLIAS APRESSADAS

Outro diferencial do Equinox está sob o capô, um bravo motor de 2.0 litros, turbo, a gasolina, de 262 cavalos e 37 kg de torque, que, associado à transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral, entrega uma dirigibilidade suave e segura. Emprestado do Camaro americano, leva o Equinox de 0 a 100 em 7,6 segundos e à velocidade máxima, limitada, de 210 km/h. O consumo anunciado é de 8,4 km/l na cidade e de 10,1 km/l na rodovia. 

Conforto para quem viaja também merece ser ressaltado, o SUV médio é espaçoso com seus 2.725 mm de distancia entre os eixos. E leva a vantagem de não ter ressalto no assoalho traseiro. Em seu material de divulgação a GM garante que “o carro oferece até funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe”, como o sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificandoa sensação de silêncio a bordo, sensores, radares e câmeras específicascapazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.

SUV CONECTADO

Em termos de conectividade, o SUV familiar da GM conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular. Os acabamentos “soft touch” aplicados nas partes de maior contato, como os apoios de braço e painéis de portas, sugerem sofisticação.

O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante. Um visual interno que chama atenção e agrada. Como todo bom SUV que se preze, o Equinox tem como proposta o uso familiar e, para isso, um de seus atributos passa por um amplo porta malas, que tem capacidade que pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuraçãodos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga. O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.  Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

SEGURANÇA À PROVA

O utilitário esportivo oferece como itens de segurança frenagem automática de emergência (AEB); função de pré-ativação dos freios; sistema de compensação de frenagem; assistência de frenagem de emergência (PBA); alerta de colisão frontal; banco do motorista com alerta tátil de segurança; assistente de permanência na faixa; faróis full led com faixo alto inteligentes; farol com ajuste de nivelamento automático. Também um alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina; controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento. E para terminar, alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro; Célula de sobrevivência; e Câmera de ré com linhas guias; alerta de tráfego cruzado traseiro; e sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular; e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar. Disponível na rede de concessionárias Chevrolet, o Equinox é oferecido nas cores, preto, prata, cinza, branco e vermelho, esta última a cor de lançamento do modelo. 

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Raimundo Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *