Energia solar é solução em meio à crise hídrica
Energia solar é solução em meio à crise hídrica
Energia solar é solução em meio à crise hídrica
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Consumidor comum, residencial, representa o topo da lista dos geradores da própria energia, totalizando 80% do total.

A atual crise hídrica está gerando aumentos consecutivos na conta de luz. Para amenizar os impactos financeiros, consumidores vêm adotando a energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil tem mais de 520 mil casas com sistemas de geração de energia solar. “Está cada vez mais fácil e mais em conta instalar as placas solares. A tarifa de energia está na bandeira vermelha desde junho. De janeiro a agosto, a conta ficou em média 16% mais cara no país”, revela Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil.

Não é apenas o aumento da conta de luz que estimula a instalação dessa energia renovável. A queda no preço dos equipamentos, que ficaram 90% mais baratos nos últimos dez anos, aliada à oferta crescente de linhas de financiamento, também influenciam na escolha. “A tecnologia empregada nos últimos anos permitiu o barateamento da instalação do painel de energia solar em imóveis residenciais e comerciais. Com isso, o que antes era caro para ser instalado, agora proporciona ao proprietário mais economia já que a energia gerada é utilizada e todo o excedente é convertido em créditos com a distribuidora de energia da região”, explica.

Anúncio

A região sudeste foi registrada como uma das mais afetadas pela crise hídrica. Para a Absolar, a energia solar é um grande concorrente para aliviar a crise hídrica no Brasil e economizar com a conta de luz. “Pois a população aproveitaria novos recursos para gerar energia, no caso, a força do próprio sol”, completa Leandro.

Para vida toda!

O mercado de energia solar renovou e avançou com o tempo. Hoje, um produto que já foi visto como plano impossível e voltado para a elite, tornou-se mais acessível e democrático. “Existe um grande número de empresas especializadas no financiamento para a aquisição de energia solar, com retorno garantido sobre o investimento”, garante.

Outra grande vantagem de investir em energia solar é a durabilidade dos equipamentos. “A instalação de um módulo fotovoltaico pode fazer sua família economizar pelos próximos 25 anos”, finaliza Quintão.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades