Segundo levantamento da Abinee, 38% das consultadas não têm intenção de investir em 2019 e 28% suspenderam investimentos

Sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou que 66% das empresas do setor eletroeletrônico estão adiando ou não tem intenção de investir para esse ano. Desse total, 38% não vão investir em 2019; enquanto 28% das entrevistadas estão postergando os investimentos, a maioria porque aguarda a aprovação da Reforma da Previdência.

Os empresários também estão cautelosos em razão de outros fatores, como a alta carga tributária, a demora na aprovação das demais reformas do governo, as incertezas quanto ao mercado internacional, a indecisão quanto à Lei de Informática, entre outros.

A pesquisa identificou, entretanto, que 34% das entrevistadas ampliaram os investimentos no primeiro quadrimestre deste ano.

Indicadores desfavoráveis

Da sondagem de março para a de abril houve piora nos principais indicadores como emprego e nível de estoque de produtos acabados. Quanto ao emprego, o total de empresas que pretende contratar diminuiu, passando de 19% em março para 16% nesta última pesquisa.

No que se refere aos estoques de produtos acabados, nas últimas duas sondagens da Abinee, verificou-se elevação de 8 pontos percentuais nas indicações de empresas com estoques acima do normal, atingindo 25% no mês de abril. Porém, mesmo com esse aumento, 70% das empresas indicaram situação de normalidade.

Por outro lado, no mercado interno aumentaram de 39% para 40% as indicações de crescimento nas vendas e encomendas de março para abril. Também diminuiu o total de empresas que indicaram queda nas vendas, passando de 33% para 30% no período.

Assim mesmo, as vendas e encomendas estão abaixo das expectativas para quase a metade (48%) dos empresários. Esse é o pior indicador desde junho do ano passado (49%), período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros.

Acesse a Sondagem completa: http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon16.htm

Sobre a Abinee
Fundada 1963, a Abinee é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa a indústria elétrica e eletrônica, congregando cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras, que empregam aproximadamente 235 mil pessoas. Fazem parte do quadro de associadas fabricantes das áreas de Automação Industrial; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações. Com sede em São Paulo, a entidade tem sua atuação garantida em nível nacional através de diretorias e escritórios em Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.

Anúncio