Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Uma das ações mais rentáveis e econômicas da comunicação digital, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante eficaz no contato com o seu cliente.  De forma simplificada, ela representa o envio de informações diretas ao seu público, com o objetivo de gerar resultados.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o e-mail é uma das principais formas de uso da web no país. E quando bem utilizado, cria uma relação mais próxima entre você e o seu público, seja ele um cliente ou um prospect.

Segmentação e relevância

Duas palavras são essenciais quando se trata de e-mail marketing: segmentação e relevância.

A lista de e-mails de clientes e possíveis clientes de sua empresa é um dos ativos mais importantes e valiosos para uma estratégia de comunicação online. Nela estará o contato de pessoas interessadas em seu serviço ou produto.

Com esta listagem em mãos, você deverá segmentar o conteúdo de seu e-mail marketing de acordo com o perfil de seu cliente: sexo, estado civil, profissão, hobby, entre outros. Afinal de contas, de que adianta oferecer produtos relacionados a futebol se o seu cliente se interessa por equitação?

É sempre bom lembrar que o e-mail marketing não funcionará sozinho: como já explicamos, a produção de conteúdo é fundamental para atrair a atenção do seu receptor. Dê ao seu público um conteúdo relevante e criativo.

Ao oferecer um material de qualidade e de seu real interesse, o cliente cria uma relação de confiança com sua empresa e, consequentemente, aumenta a taxa de abertura de seus e-mails.

Imediatismo

O e-mail marketing, quando bem feito e enviado para o público correto, aguça o senso de urgência e o impulso de compra. Desperta no usuário a curiosidade por mais informações e produtos.

Monitoramento

A estratégia de e-mail marketing possibilita a mensuração dos resultados de sua ação. Este monitoramento permite que você analise o que está dando certo e o que deve ser melhorado. Você consegue saber quantas pessoas receberam seu e-mail, quantas abriram, clicaram em algum link ou realizaram uma compra.

SPAM

Monitorar os e-mails marketing enviados é essencial para que você perceba se sua mensagem não está sendo vista como SPAM. O SPAM é uma mensagem eletrônica recebida, mas não solicitada pelo usuário.

Para que sua mensagem não seja classificada dessa maneira, você deve seguir o Código de Autorregulamentação elaborado por organizações ligadas ao marketing digital.  Entre as regras estão: Não utilizar informações falsas ou ilusórias no cabeçalho e no subject (assunto); identificar a mensagem como propaganda; oferecer ao usuário a opção de cancelamento de assinatura; entre outros.

E, principalmente, utilize uma plataforma de envios de confiança. Os provedores monitoram rigorosamente os IPs de computadores que enviam mensagens para diversos e-mails de uma só vez. Uma boa plataforma consegue entregar a mensagem sem ser considerada SPAM.

Achou tudo isso muito complicado?

Mais uma vez, a ETC Comunicação reforça a importância de ter profissionais capacitados para trabalhar com você ou sua empresa. A nossa equipe está preparada para criar, gerenciar e monitorar diversas estratégias de comunicação digital. Saiba mais em www.etccomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *