Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

O crescimento da cozinha vegetariana, a redução de lixo e a valorização de ingredientes estão entre os destaques 
 
Todos os anos, chefs e especialistas listam suas principais apostas sobre o que se tornará tendência na cena gastronômica. Agora em 2019, os palpites vêm acompanhados de um toque de torcida, para que, de fato, a Gastronomia se torne mais responsável. Para Rosa Moraes,  diretora de Gastronomia da Laureate Brasil, da qual fazem parte a Universidade Anhembi Morumbi e o Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM, no Brasil os ‘top trends’ estão relacionados à valorização dos ingredientes e o uso consciente dos produtos. “O vegetarianismo e o veganismo estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, somando mais de 15% da população. É importante olhar para este público e oferecer boas opções a eles. Além disso, é preciso ter consciência e tratar o alimento com respeito, escolher fornecedores sérios, com criações responsáveis”, destaca. 
 
A Diretora comenta ainda o que será tendência de acordo com a National Restaurant Association e também pela BAUM+WHITEMAN International Food + Restaurant Consultants, ambos dos Estados Unidos. Ainda na linha da responsabilidade socioambiental, Rosa destaca que diminuir o lixo também é importante. “A proibição dos canudos plásticos foi destaque em vários lugares do mundo e, no Brasil, alguns Estados já proibiram o uso, “mas é importante se antecipar e procurar outras alternativas, que gerem menos lixo”, ressalta. 
 
A tendência de valorização dos alimentos não processados ou industrializados também é apontada pela lista, que prevê ainda um crescimento dos conceitos de sustentabilidade dentro e fora da cozinha. “Cada vez mais as pessoas vão consumir alimentos antes considerados imperfeitos, preparar a própria comida, optar por opções mais saudáveis, trocar pratos tradicionais e de conforto por opções mais saudáveis, utilizar menos açúcares e mais ingredientes funcionais”. 
 
Entre os ingredientes para 2019 algumas das estrelas que encantarão o paladar dos comensais serão: o arroz “proibido” da cor púrpura, cheio de antioxidantes, proteínas e fibras; vegetais marinhos, como o Kelp (alga), além de seu cultivo sustentável, trazem uma infinidade de sabores e possibilidades gastronômicas são populares na culinária asiática e nórdica e, estou certa, têm tudo para fazer sucesso em terras brasileiras.
 
“Tendem a ser muito bem aceitas as comidas de conforto tradicionais preparadas com ingredientes naturais e vegetais. Exemplos deliciosos e saudáveis são massa de pizza de couve-flor ou grão de bico, panquecas de couve-flor; brownies de feijão preto”, comenta.
 
Estes são apenas alguns dos destaques ressaltados pela Diretora que, com a experiência de quem dirige seis cursos de ensino superior de gastronomia em diferentes capitais brasileiras, sendo um deles o pioneiro no País, na Anhembi Morumbi, tem trânsito livre entre nomes importantes do cenário gastronômico internacional, como Daniel Boulud, Ferran Adriá, Virgilio Martinez, Andoni Aduriz e Anthony Bourdain. 
 
Sobre a Laureate Brasil
 
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.
 
Sobre a Laureate International Universities
 
A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 20 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *