Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O Engenheiro José Fernando Coura foi apresentado oficialmente como Diretor-Presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração no dia 24 de abril. A solenidade ocorreu na sede do Instituto e teve a presença de mais de 400 convidados, entre autoridades federais, estaduais e municipais de várias partes do País, altos executivos das mineradoras, além de expressivos representantes de entidades de classe.

“A história de José Fernando Coura se confunde com a da mineração brasileira tal sua experiência e representatividade. Ele tem como uma de suas marcas principais o diálogo, a busca pela convergência. É o que o IBRAM sempre procura valorizar” – assim foi iniciada a apresentação do novo Diretor Presidente pelo anfitrião do evento, o Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Ricardo Vescovi de Aragão.

Ele lembrou que a mineração emprega mais de 2 milhões de pessoas e é responsável por 30% da Balança Comercial Brasileira. “O Brasil precisa se orgulhar de ter uma indústria mineral moderna, eficiente, que seja definitivamente parceira do desenvolvimento. Nós temos que construir essa relação que mostre para a sociedade que competitividade é importante, que traz emprego, renda e é fundamental que todos amadureçam esse conceito (…) Queremos que a sociedade tenha orgulho da mineração, agora e no futuro”, afirmou.

Anúncio

O Vice-Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, representou o Governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia. Ele defendeu que o setor não é, simplesmente, “uma indústria extrativa primária” e atualmente é visto como sustentável, promotor da inclusão social nos municípios das regiões mineradas. Cenário que tende a ser fortalecido com a nova gestão de José Fernando Coura. “A presença do Fernando Coura na Presidência do IBRAM é a garantia dessa trajetória positiva do Instituto e de tudo o que ele representa para o nosso País”.

O novo Diretor Presidente disse que um dos objetivos é fortalecer ainda mais a entidade para que seja a centralizadora

das demandas dos diversos sindicatos patronais. Para isso, a ferramenta será o diálogo. “Evidenciaremos a sinergia entre o setor empresarial e o poder publico, o que permitirá ao IBRAM ser o grande aglutinador do segmento mineral para superarmos as questões que temos pela frente”, disse.

Em sua gestão, José Fernando Coura terá pela frente a discussão nacional sobre a construção de um novo código mineral. “Não queremos ser espectadores, queremos ser protagonistas do novo marco regulatório, da criação da Agência Reguladora e da discussão da CFEM (royalty da mineração)”, afirmou. Segundo ele, é fundamental o Brasil contar com uma legislação moderna, ágil, que proporcione segurança jurídica, garanta os direitos adquiridos e que, principalmente, estabeleça atrativos para o crescimento da indústria mineral.

Outro desafio a ser enfrentado é o fornecimento de matérias-primas minerais em um momento de grande demanda, impulsionada pelas economias emergentes. “Precisamos de uma entidade forte, de alguém como José Fernando Coura com liderança, responsabilidade para dar os passos em relação ao futuro”, destacou o Presidente da Vale S.A., Murilo Ferreira.

O Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, lembrou que o Brasil possui uma grande vantagem comparativa com relação aos concorrentes internacionais: minérios de excelente qualidade e com baixo custo de produção. Para que esses diferenciais resultem cada vez mais em um saldo positivo para a economia brasileira, a articulação do Instituto com governos e o próprio setor produtivo é fundamental. “Fernando Coura é muito atuante, trabalhador, conhece o setor da mineração, é muito bem relacionado com as empresas e com o poder público. Tenho certeza que fará um grande trabalho à frente do IBRAM, pela sua forma correta de agir e de trabalhar”.

Além de presidir a Diretoria Executiva do IBRAM, José Fernando Coura exerce a Vice-Presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e a Presidência do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais – SINDIEXTRA.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Jr., impossibilitado de ir a Brasília, gravou depoimento em apoio ao novo dirigente do IBRAM.

A cerimônia de apresentação de José Fernando Coura foi muito concorrida. Estiveram presentes, entre outros: autoridades de vários Ministérios do Governo Federal, como Minas e Energia e Meio Ambiente, Senadores e Deputados Federais de diversos partidos políticos e Estados, Deputados Estaduais (inclusive Presidentes de Assembleias Legislativas), Prefeitos, Vereadores de Minas Gerais, Pará e de outras localidades, Embaixadores, Presidentes e demais dirigentes de importantes entidades de classe patronal e de trabalhadores.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *