Diabetes já atinge mais de 15 milhões de brasileiros
Diabetes já atinge mais de 15 milhões de brasileiros
Diabetes já atinge mais de 15 milhões de brasileiros
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

As dificuldades de diagnóstico e prevenção da doença

 O Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, segundo dados do último Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). No país, 15,7 milhões de pessoas sofrem com a doença e muitas delas não sabem disso.

O endocrinologista credenciado Omint e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti, explica que muitas pessoas convivem com o diabetes sem saber, pois essa é uma doença difícil de diagnosticar, já que os sintomas mais comuns normalmente não aparecem ou não são percebidos.

“Há uma certa dificuldade de se diagnosticar o diabetes, porque a glicose precisa estar em níveis muito elevados para que o paciente tenha algum sintoma, então, geralmente só quando a glicose está acima de 200 é que o paciente liga o sinal de alerta. É neste momento que surgem sintomas como aumento da vontade de urinar, muita sede, desidratação, muita fome, perda de peso e visão embaçada” diz Turatti.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O Tipo 1 faz com que o sistema imunológico ataque equivocadamente as células beta e, como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Já o Tipo 2, que atinge 90% das pessoas com diabetes, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.

Um simples exame de sangue pode revelar se a pessoa tem ou não diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia e, caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

Aumento de casos

Outro dado alarmante publicado no Atlas do Diabetes é o crescente número de casos de diabetes. Em todo o mundo já são 537 milhões de pessoas com a doença e, de 2019 a 2021, o aumento foi de 16%.

Mesmo com os números altos, o médico indica que o saldo é positivo. “Felizmente, o aumento do número de diagnósticos acontece porque hoje em dia as pessoas têm realizado mais exames, além de campanhas para conscientização sobre a detecção da doença nas fases mais precoces”, explica Turatti.

Crianças

O Diabetes é mais comum entre os adultos, mas também pode atingir crianças e adolescentes. Eles são menos de 10% dos doentes, no entanto os números de casos também deixam os médicos em alerta. O Atlas do Diabetes mostra um aumento de quase 80% nos diagnósticos de pessoas até 15 anos, entre 2019 e 2021

“O diabetes Tipo 1 é o mais comum entre as crianças e adolescentes, mas os mecanismos e razões ainda não são muito conhecidos. O que podemos afirmar é que é uma doença genética e autoimune. Existem casos de diabetes do Tipo 2 nessa faixa etária, mas isso é mais raro e normalmente os pacientes são obesos e tem histórico familiar de diabetes”, esclarece Dr. Turatti.

Há mais de 40 anos, a Omint iniciou suas operações no Brasil com o lançamento do primeiro plano de saúde de alto padrão do país. Desde então, é referência absoluta nesse segmento de mercado, mantendo viva a sua vocação de cuidar de pessoas, com o compromisso de proporcionar um serviço médico de máxima qualidade e grande foco na prevenção e promoção da saúde.

O Grupo Omint faturou R$ 1,8 bilhão em 2021, por meio de crescimento orgânico e sustentável. Nesse mesmo ano, o lançamento da Kipp Saúde, empresa de planos individuais com grande foco em Atenção Primária à Saúde, foi mais um marco na história do Grupo.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas