Diabetes: 16 milhões de doentes no Brasil; metade desconhece doença
Diabetes: 16 milhões de doentes no Brasil; metade desconhece doença
Diabetes: 16 milhões de doentes no Brasil; metade desconhece doença

Acesso à informação tanto dos pacientes quanto equipe multidisciplinar e adesão ao tratamento são maiores desafios. Dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença considerada uma das grandes vilãs na saúde pública no país.

Conforme dados apurados pela International Diabetes Federation (IDF), há no mundo 537 milhões de pessoas, atualmente, vivendo com diabetes, mantendo crescente projeção para os próximos anos. A doença metabólica crônica, segundo dados da OMS, atinge 16 milhões de brasileiros, sendo que metade desta população ainda não foi diagnosticada. Os números apurados são alarmantes e ajudam a avaliar o tamanho do desafio para combater essa doença.

Segundo o Dr. Márcio Krakauer, endocrinologista do núcleo de tecnologia da Sociedade Brasileira de Diabetes, dentre os que já sabem que convivem com a doença, 50% não fazem bom controle, o que aumenta as dificuldades do tratamento e pode levar o paciente a ter complicações. “Informação e conhecimento devem ser considerados os dois pilares mais importantes para a redução da incidência e/ou adesão ao tratamento por parte dos pacientes, pois assim conseguiremos melhorar programas de prevenção, bem como tratar de forma adequada os pacientes já diagnosticados, além de mapear outros pacientes ainda sem diagnóstico, reduzindo drasticamente o número de complicações”, explica o especialista.

O diabetes tem duas causas principais: nos pacientes com tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar de forma adequada o hormônio produzido.

Desperte Para Você

Com o intuito de conscientizar a população em relação a importância do autocuidado, neste Dia Mundial do Diabetes, a biofarmacêutica Biomm, pioneira no setor de medicamentos biotecnológicos, lança nas redes sociais a campanha Desperte Para Você.

Em 2021, a campanha convoca grandes porta-vozes da causa a enxergarem o reflexo do autocuidado, destacando o valor de olhar para si mesmo com atenção e carinho, buscando entender os sinais que o corpo dá em diferentes momentos, como é o caso dos sintomas do diabetes.

Influenciadores digitais como Noelly Dantas, paciente com diabetes que comanda um perfil sobre nutrição e educação em diabetes, e Fred Prado, da página Vida de Diabético, serão alguns dos que participarão da campanha que busca entender quais cuidados e pequenas atitudes cada um realiza, no intuito de ouvir o próprio corpo.

Em Desperte Para Você, a ideia é mostrar as possibilidades de entender os sinais, sintomas e características do diabetes, quando se reserva um tempo real para si mesmo, ou seja, para o autocuidado. Além disso, a mensagem gira em torno do respeito aos limites de cada um e ao ato de saber a hora de descansar. Afinal, corpo e mente descansados são capazes de ir muito mais longe.

“Acreditamos que essa é mais uma iniciativa da Biomm que visa não somente impulsionar a conscientização em saúde, mas também promover melhor qualidade de vida aos pacientes, ao incentivar maneiras de se cuidar e respeitar seus limites”, destaca Caio Campos, gerente de Marketing da companhia.

A Biomm tem a missão de desenvolver, produzir e comercializar biomedicamentos de competitividade global, com qualidade e acessibilidade. O foco da companhia está no desenvolvimento de medicamentos biológicos, acessíveis para tratamento de doenças crônicas no país. Com inovação em seu DNA, a companhia é pioneira no setor de medicamentos biotecnológicos no Brasil. Tem sede e fábrica em Nova Lima (MG). É listada na bolsa de valores (B3:BIOM3).

Anúncio