Desafios fiscais e tributários nas organizações – Como superar?
Desafios fiscais e tributários nas organizações – Como superar?
Desafios fiscais e tributários nas organizações – Como superar?
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Viviane Toffoli*

Não é novidade que a legislação brasileira está entre as mais complexas do mundo.  Por sua vez, esse fato é refletido diretamente nas áreas fiscal e tributária das empresas, trazendo o constante desafio, para líderes e gestores, de se manterem atualizados sobre as regras e exigências que são inseridas diariamente no sistema legislativo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde a Constituição Federal de 1988, cerca de 440 mil normas tributárias foram criadas no país. Dessa forma, as empresas precisam se adaptar e adequar seus processos e sistemas para conseguirem cumprir o que a legislação determina, e a gestão das áreas fiscal e tributária tem como principal desafio lidar com as alterações e modificações nas leis.

No entanto, qual o melhor caminho para isso? Por se tratar de tarefas burocráticas e de alto nível de complexidade, contar com o apoio de ferramentas tecnológicas e sistemas de gestão faz a diferença nesse processo. Porém, cabe enfatizar que esses recursos por si só não agem sozinhos no cumprimento das exigências fiscais e, por isso, é crucial ter intrínsecas, na política organizacional, ações que conduzam essa jornada.

Deste modo, o primeiro passo é conhecer bem o negócio da empresa para identificar as normas e exigências aplicáveis. Em seguida, investir em melhores práticas processuais, a fim de definir as atividades e os prazos a serem cumpridos. Por sua vez, o sucesso das operações dependerá da equipe, a qual precisará ser capacitada e orientada para executar as tarefas.

Entretanto, é importante deixar claro que adotar ferramentas para uma melhor gestão tributária não é fundamental apenas para evitar problemas fiscais e tributários, mas também para garantir um verdadeiro compliance para a empresa. Isso porque, ao ter todas as práticas implementadas no modelo de gestão, é possível ter um controle maior sobre as atividades, minimizando erros, falhas e até possíveis fraudes, além de possibilitar um aumento na produtividade e, por consequência, na lucratividade da empresa.

Portanto, considerando o envolvimento das áreas fiscal e tributária em toda a corporação, investir em melhores práticas processuais acarretará um efeito cascata de melhorias quanto ao maior controle de informações, redução de erros, melhoria de análises, otimização de tempo e melhor aproveitamento da equipe. E, se tratando dos desafios que envolvem a gestão de tais setores, contar com o apoio dos recursos, alinhados à adoção de práticas gerencias em acordo com a legislação, acarretará resultados muito mais promissores para o desenvolvimento da corporação.

*Sócia e especialista contábil/fiscal do Grupo Skill, empresa especializada na prestação de serviços para as áreas de contabilidade, tecnologia, gestão de pessoas e financeiro.

Desde 1979, o Grupo Skill tem a missão de fornecer aos seus clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços. Com ética, profissionalismo e precisão, a empresa planeja e desenvolve soluções para gerar o valor que as empresas precisam. Seus escritórios, localizados em São Paulo e Goiânia, são preparados para dar todo o suporte necessário para a equipe de profissionais que atua em todas as regiões do Brasil.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas