Cooperativismo: Sistema Ocemg realizará lançamento da Campanha do Dia C 2022 em Minas Gerais
Cooperativismo: Sistema Ocemg realizará lançamento da Campanha do Dia C 2022 em Minas Gerais
Cooperativismo: Sistema Ocemg realizará lançamento da Campanha do Dia C 2022 em Minas Gerais
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O evento acontece presencialmente no auditório do hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, no dia 12 de abril

No dia 12 de abril, o Sistema Ocemg realizará o lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C) em Minas Gerais. O evento será presencial das 8h30 às 16h20, no Hotel Ouro Minas (Av. Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga, Belo Horizonte/ MG).

Voltado para presidentes, dirigentes, conselheiros, gestores e responsáveis pelos Dia C das cooperativas, o lançamento da campanha do Dia C 2022 tem como objetivo apresentar modelos inspiradores de estratégias de ações de responsabilidade social, considerando, principalmente, o contexto de sustentabilidade atual e as necessidades das instituições se adaptarem aos novos modelos de negócios com impacto social através do Movimento Dia de Cooperar.

Com uma programação voltada para a importância da participação das cooperativas no maior movimento de voluntariado cooperativista do país, o Sistema Ocemg convidou palestrantes que refletirão temas atuais com os participantes como economia circular, motivação e superação, entre eles o cantor e Pe. Fábio de Melo.

Para consultar a programação do evento e se inscrever as cooperativas devem acessar o link (www.sistemaocemg.coop.br). As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 08 de abril ou até terminarem as vagas.

O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.

As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados pelas cooperativas são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Em 2021, o Dia C registrou em Minas Gerais 295 cooperativas participantes, que realizaram 252 projetos em 389 municípios. Ao todo, 28.375 voluntários foram mobilizados. O esforço culminou em mais de 3,2 milhões de pessoas beneficiadas no Estado. Em todo o Brasil, no ano passado, 4.190.407 pessoas de 1.174 cidades foram beneficiadas pelas 1.627 iniciativas do Dia de Cooperar, que contaram com a participação de 81.094 voluntários. Destas ações, 982 foram diretamente ligadas ao combate aos efeitos da pandemia.

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Fonte: ETC Comunicação

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades