Cooperativas financeiras registram as primeiras emissões do Real Digital

Cooperativas financeiras registram as primeiras emissões do Real Digital
Detalhes do bloco da transação efetivada e o retorno da execução do contrato de emissão de Real Digital

Consórcio formado por Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred emitiram tokens do Real Digital no piloto do Banco Central, cujo nome da moeda é Drex


 O consórcio formado por cooperativas financeiras para testar o Real Digital (RD), versão tokenizada da moeda digital brasileira chamada Drex, nome confirmado pelo Banco Central (BC), emitiu os primeiros tokens de Real Digital na última sexta-feira, 4. Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred, pertencentes ao grupo, simularam a conversão de saldo da reserva bancária de uma instituição financeira para a sua carteira de Real Digital. 


 O piloto vem avançando muito bem. “Já temos uma rede com determinados participantes, alguns contratos inteligentes já foram desenvolvidos e disponibilizados pelo Banco Central nesta rede. Conseguimos, agora, realizar com sucesso essa transação de emissão do Real Digital.”, diz, em nota, o grupo.

Imagem do saldo da carteira do SFCoop com Real Digital
Imagem do saldo da carteira do SFCoop com Real Digital

A coalizão de cooperativas financeiras está mobilizada para contribuir com os testes do piloto da versão tokenizada, ajudando a construir o que pode vir a ser o futuro do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Vale ressaltar que os sistemas cooperativos estão envolvidos nas mais diversas discussões de inovação do mercado financeiro, entre elas, a tecnologia blockchain: essa experiência dos players foi fundamental para que o BC selecionasse a coalização para participar do piloto, já que a experiência na tecnologia era um dos critérios para a seleção.

“Estamos muito satisfeitos, porque as cooperativas estão se destacando a cada nova etapa e tendo resultados positivos. Ainda não temos a confirmação se alguma outra instituição participante já conseguiu este mesmo feito.”, afirma a nota. Os próximos cenários de testes envolvem a emissão de Real tokenizado e a transferência de ativos entre diferentes carteiras. Além das operações envolvendo Títulos Públicos tokenizados.


“O cooperativismo financeiro se destaca há bastante tempo e sempre figura entre os segmentos mais inovadores do SFN. Foi assim com o Pix e continua sendo no Open Finance e no desenvolvimento do Real Digital”.


A aprovação do grupo de cooperativas no piloto do Real Digital ocorreu em maio, quando o Banco Central anunciou os participantes nos testes da moeda. Mais de 100 instituições, de diversos segmentos financeiros, apresentaram proposta para adentar no seleto grupo, mas apenas 16 foram aprovadas, dentre elas, o consórcio das cooperativas. Por parte delas, o “nó” na rede da nova moeda digital foi desenvolvido em julho.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/

DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

Anúncio