Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Impulsionado pela venda de espumantes, crescimento levou a número histórico de R$ 155 milhões
 
Os números provam que, definitivamente, o ano de 2018 foi emblemático na história da Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi, RS). Com um trabalho de gestão focado no desenvolvimento de toda a pirâmide produtiva, a gaúcha registrou faturamento recorde de R$ 155 milhões – crescimento percentual de 16% em relação a 2017. Os resultados foram impulsionados pela venda de espumantes que hoje já representam 32% do faturamento total da cooperativa, bebida consagrada como carro-chefe da marca. Sucos de uva, Vinhos finos, filtrados e atrações do complexo enoturístico completam o sucesso de desempenho.
 
“A ascensão da Cooperativa Vinícola Garibaldi nos últimos anos, especialmente em 2018, é fruto de uma gestão comprometida com qualificação e união das famílias produtoras; investimentos em produção; diversidade no enoturismo e atenção em cada detalhe na elaboração das bebidas para oferecer experiências únicas aos consumidores. Nossa meta, agora, é trabalhar para encerrar 2019 com crescimento em torno de 20% no faturamento total”, comenta o presidente Oscar Ló.
 
Atualmente, os estados brasileiros com maior representatividade nas vendas da Cooperativa Vinícola Garibaldi são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Já os estados onde a marca mais cresceu foram Mato Grosso (57%), Pernambuco (50%) e Santa Catarina (37%). Os três rótulos mais comprados pelos brasileiros em 2018 foram os espumantes Garibaldi Moscatel (premiado como Melhor espumante do Cone Sul) e Garibaldi Vero Brut, além do suco de uva Garibaldi Integral.
 
 
Safra 2019
 
A Cooperativa Vinícola Garibaldi espera receber 23 milhões de quilos de uva na Safra 2019, cerca de 15% a mais em relação ao período anterior. As projeções otimistas são embasadas pela soma de sinais favoráveis registrados ao longo do ano passado. “Como tivemos um inverno rigoroso, a brotação foi bastante uniforme nos vinhedos, o que leva a crer que teremos uma produtividade acima da média. Durante a fase de floração, o excesso de umidade exigiu um cuidado maior a fim de evitarmos a incidência de doenças fúngicas. Tivemos, ainda, ocorrência de granizo e ventos fortes em áreas isoladas, mas que não afetaram os vinhedos de nossos associados. De qualquer maneira, trabalhamos métodos de manejo como desfolha e desbrote para minimizar o impacto de fenômenos climáticos adversos. Por isso, temos expectativa de receber uvas com qualidade e maturação adequadas”, relata o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi Ricardo Morari.
 
O recebimento das uvas iniciou no dia 3 de janeiro, com variedades como Chardonnay e Pinot Noir (para espumantes) e algumas tintas para suco, como concord e niágara, por exemplo. Estima-se que a safra 2019 originará aproximadamente 17 milhões de litros de bebidas derivadas da uva, entre espumantes, vinhos, sucos, frisantes e filtrados. Para dar conta dessa movimentação, no auge da safra o número de contratações extras pode chegar a até 50 pessoas, alocadas no recebimento das uvas, na cantina e, também, estagiários de enologia.
 
Neste ano, deve ser processado grande volume de uvas tintas Bordô e Isabel para a elaboração de suco integral. Já para os espumantes, carro-chefe da marca, haverá aumento geral na quantidade de uvas processadas de todas as variedades: Chardonnay, Pinot Noir, Prosecco, Moscatos e Riesling Itálico. “Boa parte desse acréscimo da quantidade de uvas brancas para espumante se devem a um trabalho de conversão de vinhedos realizados com nossos associados, a fim de atender a expansão das vendas de espumantes que temos alcançado nos últimos anos”, explica Morari.
 
 
Retrospectiva
 
Outro número importante para a Cooperativa Vinícola Garibaldi em 2018 foram as 86 premiações conquistadas no período, atingindo o status de marca nacional mais premiada no ano. O complexo enoturístico também encerrou o ano com recorde: a estrutura recebeu 128 mil pessoas em busca de experiências no universo vitivinícola, um crescimento de 15% em relação ao total recebido em 2017.
 
O reconhecimento também veio do varejo gaúcho: Melhor Fornecedora de Espumantes (Prêmio Mérito Lojista promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS) e, pelo 4º ano consecutivo, Carrinho Agas – categoria Melhor Fornecedor de Espumantes.
 
Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

A história da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser escrita em 1931, pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, são 400 famílias associadas, localizadas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem 70 produtos distribuídos em 12 marcas, entre espumantes, vinhos tintos e brancos, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *