China enigmática revisada
China enigmática revisada
China enigmática revisada – Itamar José de Oliveira
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Um psicanalista que nunca foi à China e um economista que já viajou cerca de dez vezes à China e ao Sudeste asiático para conhecer a região e discutir o que acontece no Brasil e no mundo acabam de publicar, pela Editora CRV, de Curitiba, um livro que pode ser muito importante para quem procura entender a realidade nacional e internacional fortemente influenciada pelo protagonismo político, econômico e socioambiental da China que ainda é um mistério para a cultura ocidental.

O médico psiquiatra Francisco Paes Barreto e o professor e historiador Clélio Campolina Diniz se juntaram para elaborar uma síntese histórica, econômica e psicanalista – O Enigma China – que nos apresenta a misteriosa civilização chinesa como realidade que ninguém pode ignorar no século XXI.

O livro foi dividido em duas partes. O Dr. Francisco Paes Barreto, com elaboradas sinopses históricas, nos apresenta um painel sobre a revolução comunista, a Grande Muralha, a invasão ocidental e o socialismo de mercado que nos ajudam a entender melhor a evolução política chinesa. E, através de reflexões psicanalíticas sobre a sociedade patriarcal e seu declínio, aborda o processo de globalização que coloca a China em conflito com as nações capitalistas ocidentais.

Anúncio

Na segunda parte, o professor Clélio Campolina Diniz discute didaticamente as transformações globais e a ascensão chinesa no cenário contemporâneo de desenvolvimento capitalista em face do grande desafio da preservação ambiental, da concentração de renda. Ele chama a nossa atenção para os riscos provocados pela inflação, concentração e segregação das pessoas nas megalópoles do Ocidente e do Oriente.

Frente à expansão asiática e da revolução comunista que criou o socialismo de mercado que possibilitou a construção de uma grande potência, ficam algumas questões para nossa reflexão:

Qual o destino da periferia mundial?

A humanidade tem futuro?

O Brasil tem futuro?

Viu, meu caro Carlos Alberto, que estamos todos diante de um futuro que não é mais pessoal, corporativo, geracional ou nacional?

Uma nova ordem política, econômica, social, cultural, ambiental está em curso.

A China tem muito a nos ensinar.

O Enigma China é um livro de dois grandes intelectuais mineiros que certamente vai interessar aos nossos amigos e leitores de Matéria Prima.

O meu exemplar, como acontecia com os meus livros nos tempos do nosso pretérito Curso de Jornalismo da Fafich, está todo rabiscado, anotado e repleto de comentários.

Vou apagar tudo e emprestar o meu livro autografado para você.

Pode fazer suas anotações e comentários.

Ótima leitura, meu camaradinha!….

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades