Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Durante o mês de junho, a CENIBRA realiza uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU), que na última assembleia geral declarou que o tema da próxima década será Restauração de Ecossistemas, a CENIBRA trabalha este ano o tema: Restaurar o Meio Ambiente é cuidar do futuro.

As práticas da Empresa são executadas com todos os cuidados ambientais para garantir a perenidade dos recursos vitais para as gerações futuras. Com esse olhar no horizonte, a CENIBRA realiza ações para recuperar, proteger e ampliar a biodiversidade em mais de 105 mil hectares de áreas protegidas, onde vivem milhares de espécies da fauna silvestre, sustentada por uma rica flora nativa. Para cada 5 hectares cultivados com eucalipto, a Empresa protege 4 hectares com vegetação nativa. Estas áreas protegidas abrigam mais de 4.500 nascentes que fornecem água para as populações vizinhas e para toda a bacia do rio Doce.

A CENIBRA, reconhecendo seu papel no equilíbrio ambiental, na última década executou ações de restauração ambiental em, aproximadamente, 14.500 mil hectares de áreas de Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente e demais áreas de conservação da vegetação nativa. As ações contemplaram a indução da regeneração natural, o plantio de enriquecimento e plantio em área total, totalizando o plantio de 432 mil mudas de 40 espécies nativas, ao investimento aproximado de R$ 8 milhões.

No início do mês, foram realizadas as seguintes ações: Encontro do Projeto Escola de Vida com professores de Catas Altas e Alvinópolis; Palestra sobre Educação Ambiental no Século XXI para empregados da Prefeitura de Catas Altas; Visita Rota do Mutum II, na RPPN Fazenda Macedônia, em Ipaba; Palestra na escola de Boachá e visita à Fazenda Macedônia. Palestra sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, em Ipaba, para estudantes da Escola Estadual Emília Cabral do Vale Verde.

Anúncio

No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada uma blitz educativa em Ipaba, com distribuição de mudas de espécies nativas e orientações sobre preservação ambiental. Os funcionários da Prefeitura Municipal de Ipaba assistiram a uma palestra temática e visitarão a RPPN Fazenda Macedônia, para conhecer o Projeto Mutum (Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção).

No sábado 8/6, aconteceu a Caravana das Águas, em ação conjunta com a Rede Ambiental Verde Vida, ARPAVA, e Polícia Militar.

A CENIBRA participou ainda, no período de 6 a 8/6 da Expo Inox, em Timóteo. Na ocasião, houve a palestra do geógrafo, especialista em Educação Ambiental e Técnico de Relações Institucionais, Júlio Madeira com o tema: Educação Ambiental no Século XXI. A palestra aconteceu na Fundação Aperam. Durante a Expo Inox, esteve presente o CENIBRA Móvel, com exibição de vídeos educacionais.

Na fábrica, aconteceu o tradicional concurso interno de fotografias.

No dia 15/6, às margens da Lagoa do Teobaldo, em Antônio Dias, foi realizado o 20º Encontro das Águas, com apresentação de trabalhos de educação ambiental e uma programação especial.