Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Meus caros José Felipe, Tiago, Ustane e Miguel: Confesso que ainda estou processando a notícia da recente associação Wäls/Ambev para criar uma nova cervejaria. Mas já imagino os desdobramentos, caso não possam decidir sobre a gestão das suas “obras de arte” que tanto custaram a desenvolver após vários anos de pesquisa, trabalho, persistência, inteligência e fé.
Espero que as cervejas produzidas pela nova empresa mantenham a qualidade Wäls, consagrada internacionalmente.
Sabe-se como atuam as gigantes multinacionais. Daí a preocupação, pois é normal elas se apropriarem do valor, da cultura e dos talentos que absorvem para depois impor seu padrão, em que o máximo lucro fala mais alto. Não há ingenuidade nisso, mas a constatação de como funciona o “deus mercado”.
A Família Wäls, para mim, sempre foi muito mais do que cerveja.
Tem toda uma questão afetiva envolvida, uma emoção que vem toda vez que lembro da Ustane contando como ela rezava a São Judas Tadeu, sentada na praça de Liberdade, em BH, enquanto o Miguel negociava o galpão da rua Padre Mertens, onde foi instalada a primeira fábrica.
No mercado altamente competitivo atual cabem apenas a racionalidade e a eficiência, não sentimentos desse tipo. O temor é vocês perderem a identidade que sempre os marcou.
Claro que continuarei admirando o seu trabalho, certo de que farão o impossível para manter saudáveis as suas crias. Desejo, sinceramente, que isso aconteça, mesmo com sérias dúvidas.
Que a ousadia, a criatividade e o compromisso com a qualidade sejam os mesmos de quando chegaram a jogar no ralo tanques inteiros de cerveja, por não atenderem aos seus rigorosos critérios. Espero que tenham liberdade para continuar usando os ingredientes adequados às suas primorosas receitas e não aqueles indicados pelo departamento de finanças; que não sejam obrigados a usar a “cevada da Granja Comary” para atender ao marketing de ocasião.
Mas, a adaptação darwiniana ao mercado é o caminho que escolheram e eu não poderia fazer outra coisa senão continuar torcendo para que a Família Wäls tenha sucesso, como sempre. E que vocês não percam a boa energia e o amor que colocam em tudo que fazem e os tornam pessoas especiais, referências para o setor das cervejas artesanais em todo o mundo e motivo de admiração por todos que os conhecem. Felicidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *