Carnaval 2023: dicas para foliões e varejistas não caírem em golpes
Carnaval 2023: dicas para foliões e varejistas não caírem em golpes
Carnaval 2023: dicas para foliões e varejistas não caírem em golpes

Como se proteger nessa época do ano

O maior e mais festejado feriado do Brasil está chegando. Além dos golpes contra os foliões, o setor de varejo e hotelaria também ficam expostos nesta época do ano. Por conta do aumento de turistas e do movimento em bares e restaurantes, mais pessoas acessam as redes de wi-fi desses estabelecimentos. Isso deixa os sistemas de segurança mais vulneráveis e mais suscetíveis a ataques e invasões. Além disso, as pessoas tendem a ficar mais descuidadas com seus cartões e celulares. Pensando nisso, Cássia Pinheiro, head de operações da Adyen na América Latina, plataforma global de tecnologia financeira, listou algumas dicas que podem ajudar foliões e empresários neste Carnaval. Confira

Para Varejistas: 

Utilize da tecnologia para proteger seu negócio

Os donos de bares, restaurantes e hotéis precisam melhorar os sistemas de segurança e prevenção. É preciso redobrar a atenção contra possíveis invasores e fazer varreduras de segurança com mais frequência. Contar com um conjunto de ferramentas inteligente de gerenciamento de risco, que detecta e previne fraudes usando machine learning faz toda a diferença.

Atualmente existem sistemas com inteligência de dados que usam algoritmos dinâmicos e modelos de machine learning, tomam decisões baseados em dados de comportamento e testes que garantem a prevenção de fraudes e otimizam as vendas. Isso significa que compras reais não serão barradas erroneamente, apenas as fraudulentas.

Além disso, o mecanismo é capaz de detectar tentativas de fraudes sofisticadas e modernas em tempo real, como cartões comprometidos ou com uso de dados pessoais vazados, levando segurança tanto para o varejista, como para o consumidor final. Utilizando inteligência artificial, as ferramentas são capazes de avaliar grandes volumes de dados, identificar, aprender e se adaptar no combate de novos golpes, além de reconhecer e elencar as compras entre alto, médio e baixo risco, tornando as análises mais rápidas e precisas.

Outra forma de proteção é utilizar autenticação de múltiplos fatores nas plataformas de vendas e formas de pagamento usadas no estabelecimento. Incluindo mais um passo de aprovação, aumentando assim as barreiras de invasão no sistema.

Conheça o cliente

Os sistemas de proteção que utilizam mecanismos de machine learning conseguem traçar uma análise de comportamento dos clientes. A ferramenta cria verdadeiros perfis dos usuários levando em conta consistência e formas de comprar, detectando padrões.

Conhecer esse “DNA” dos seus compradores permite identificar comportamentos incomuns e suspeitos no momento de finalizar a compra. Dessa forma, é possível agir de maneira mais cautelosa e barrar possíveis golpes.

Para além da prevenção à fraude, ter esse conhecimento mais profundo dos hábitos de cada cliente também permite traçar estratégias de negócio específicas para aumentar as vendas, fidelizar os clientes recorrentes e conquistar novos clientes com um perfil similar aos já existentes.

Para Foliões: 

  1. Fique atento a seus pertences

Já os foliões precisam ficar atentos aos seus pertences. Preste atenção ao redor quando for fazer qualquer transação, seja com senha ou aproximação da maquininha. Não perca o cartão de vista e não deixe ninguém manuseá-lo. Um dos golpes mais comuns em locais cheios é a de troca de cartão. O golpista visualiza sua senha enquanto conclui a transação e troca o cartão do folião sem que ele perceba.

Outra forma de prevenção é ativar as notificações do banco que opera o cartão. Assim, se alguma compra for feita sem consentimento, o dono receberá um SMS o avisando e poderá bloquear o cartão e tomar as providências com a instituição financeira o mais rápido possível. Tome cuidado com o celular. Atualmente, quase todos os clientes têm aplicativos e um ou mais bancos instalados com dados e informações pessoais. Antes de sair, mantenha instalado apenas os aplicativos bancários necessários.

  1. Confira o valor da compra na maquininha

Outro golpe bastante comum no Carnaval são os vendedores mal intencionados que colocam um valor alterado no momento de pagar a compra, por exemplo, compra de R$20 que vira R$200. Então, antes de passar o cartão, confira o valor que aparece na tela da maquininha. É importante se precaver e ficar atento às possibilidades de golpes comuns nessas festas. Divirta-se e curta o Carnaval com segurança para não ter nenhuma dor de cabeça no fim do feriado.

Adyen (AMS: ADYEN) é uma plataforma de tecnologia financeira que ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio