Carcassone - charmosa vila medieval francesa
Carcassone - charmosa vila medieval francesa
Carcassone – charmosa vila medieval francesa
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Paulo Queiroga

Carcassonne, cidadela francesa na região de Languedoque-Rossilhão, uma das joias raras do ambiente medieval europeu.

A cidade assentada na colina remonta aos Celtas, romanos e Visigodos. Seu conjunto arquitetônico medieval inscrito na lista do patrimônio mundial da Unesco é um dos locais mais visitados na França.

Quatro portas dão acesso ao interior da Carcassone, uma em cada um dos pontos cardeais, construídas nos séculos IX e X para defesa contra os ataques dos Sarracenos.

A Porta Narbonnaise, com duas torres e um fosso com ponte levadiça é o principal acesso. A ponte velha (Pont Vieux), construída no século XIV compõe o Caminho de Santiago.

Depois de passar por um fosso com ponte levadiça, chega-se ao pátio rodeado por edifícios construídos entre os séculos XII e XVIII.

A melhor maneira de conhecer a cidadela é passeando a pé, sem pressa.

O Castelo Condal de Carcassonne, uma fortaleza dentro da cidade, foi construído no século XII como residência dos viscondes Trencavel de Carcassonne.

O castelo com 9 torres oferece, em algumas delas, o Lapidary Museum esculturas, na maior parte da Idade Média, feitas com materiais da região.

Próximo à Puerta del Aude fica a imponente Basílica de Saint-Nazaire, monumento nacional da França. Construída sobre uma antiga igreja visigoda em estilo românico, no século XI, ela foi consagrada pelo papa Urbano II.

Chamam a atenção as gárgulas góticas, terríveis esculturas penduradas na fachada e o conjunto de janelas, considerado o mais belo do sul da França, retratam cenas da vida de Cristo e dos Apóstolos.

As ruas estreitas, praças isoladas, artesãos e pequenas lojas com produtos lindos e de qualidade, nem sempre baratos, valem o passeio e também as pechinchas.

A cidade é animada dia e noite.  Para finalizar um dia intenso de prazer, acomode-se em um restaurante bem típico e peça um Cassoulet delicioso – guisado de coxa de pato confit, servido no pote de barro, com bacon e salsicha de Toulouse.

Em Carcassone temos a certeza de que a França tem muito mais a oferecer do que a mundialmente consagrada capital, Paris.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas