Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus


A Belta (Brazilian Educational & Lan­guage Travel Association, sigla em inglês para Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educa­cionais e Culturais) e o Consulado Geral do Canadá lançaram no dia 12 de março, na cidade de São Pau­lo, a “Pesquisa de Mapeamento de Mercado de Viagens Educacionais e Culturais do Canadá”. No mesmo encontro aconteceu o lançamento da Revista ei! 2014, uma das prin­cipais publicações brasileiras sobre educação internacional e que nessa edição tem o Canadá como destino de capa.

“Essa pesquisa é diferente das an­teriores. Nessa a Belta contou com a parceria do Consulado Geral do Canadá para mapear os interesses do mercado de educação interna­cional”, disse Carlos Robles, presi­dente da Belta.

A nova pesquisa mostra que o Ca­nadá se mantém como o principal destino para o qual as agências de intercâmbio enviam o maior núme­ro de estudantes brasileiros. Das 71 agências entrevistadas, 38% co­locaram o país em primeiro lugar, 32,4% disseram que a venda de cursos de intercâmbio é maior para os Estados Unidos e apenas 16,9% disseram que a procura é maior para o Reino Unido.

Quando as agências de intercâmbio foram questionadas sobre o motivo da escolha do Canadá, 87,3% dis­seram que a escolha do destino se deve à indicação feita por amigos que estudaram no país.

Outro dado interessante é que 98,6% das entrevistadas concor­dam que o Canadá oferece excelen­te qualidade de vida aos estudantes estrangeiros. Para Robles, o número fala por si mesmo: “O Canadá é um país seguro, organizado, desenvolvi­do culturalmente e de uma relação custo/beneficio bastante favorável para os estudantes brasileiros”.

O Canadá aparece bem em diver­sos outros rankings internacionais, como diz Stéphane Larue, Cônsul Geral do Canadá em São Paulo: “Acreditamos que além da exce­lência do ensino, os jovens buscam segurança e oportunidades, e nos orgulhamos de poder oferecer tudo isso. Ocupamos o 9º lugar em ´Qua­lidade de Vida´ segundo a revista The Economist; temos quatro cida­des no topo da lista dos melhores lugares do mundo para se viver— Vancouver, Ottawa, Toronto e Mon­treal—, e ainda somos o 6º país no ranking dos destinos com pessoas mais felizes do mundo de acordo com a ONU”.

A qualidade de ensino aliada à qua­lidade de vida justifica o fato de o Canadá ser, de acordo com a mais recente pesquisa da Belta, o desti­no mais procurado na última década para cursos de idiomas, ensino mé­dio (high school) e para programas de trabalho. “O Canadá entende que o setor de educação internacio­nal do mercado brasileiro é de extre­ma importância e investe na imagem para atrair mais estudantes”, disse Robles.

 

A pesquisa foi realizada pela Idea­fix Pesquisas Corporativas e teve como premissa coletar dados para mapear o setor de educação inter­nacional e sobre a importância do Canadá no mercado de turismo educacional. Para compor os da­dos, a Ideafix entrevistou 71 agên­cias de intercâmbio, associadas ou não, à Belta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *