Brasil tem 2ª conta de luz mais cara do mundo - Geração Distribuída é alternativa para diversificação de matriz de energia limpa e mais econômica
Brasil tem 2ª conta de luz mais cara do mundo - Geração Distribuída é alternativa para diversificação de matriz de energia limpa e mais econômica
Usina da Asja, em parceria com a Metha Energia – Brasil tem 2ª conta de luz mais cara do mundo – Geração Distribuída é alternativa para diversificação de matriz de energia limpa e mais econômica.
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Pesquisa feita com dados da Abrace mostra que 25% do orçamento familiar é consumido por energia e custo da conta de luz aumentou 47% nos últimos cinco anos

O Brasil vem sentindo o impacto do alto valor da fatura de energia e não é para menos, o país tem a segunda conta de luz mais cara do mundo, perdendo apenas para a Colômbia. É o que mostrou o levantamento da plataforma CupomVálido, a partir dos dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).

O estudo apontou que o aumento da energia elétrica nos últimos cinco anos foi de 47% e que 25% do orçamento familiar dos brasileiros é consumido pela fatura. Do valor gasto, apenas 53,5% é de fato utilizado para geração distribuição e transmissão. O restante vai para impostos, taxas, furtos e reparos.

A Geração Distribuída, que vem ganhando força no setor, é a alternativa mais viável para diversificação de matriz elétrica e energia limpa, utilizando pequenos produtores de energia que focam em energia solar, eólica, biomassa e biogás e fazem o repasse e distribuição para outros usuários com ajuda de empresas especializadas como a Metha Energia.

Buscando diminuir o gasto com energia elétrica, cada vez mais pessoas descobrem o serviço gratuito da Metha, energytech que atua no sistema de geração distribuída (GD) – conecta produtores de energia limpa ao consumidor final oferecendo um desconto de até 15% na conta de luz. A energytech cresceu dez vezes em 2021, alcançando 75 mil clientes cadastrados em Minas Gerais. “Toda vez que ocorre algum aumento no custo da energia, a curva de procura pelo serviço da Metha também cresce”, conta Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia. “As pessoas descobrem que, com a Metha, economizar e consumir uma energia mais limpa é muito fácil.”

Cliente da Metha Energia desde 2019, a empresária Gemile Ferrara conta a satisfação ao utilizar o serviço da energytech: “Eu sou cliente desde outubro de 2019. No ano em que me cadastrei, economizei cerca de R$ 500, depois são cerca de R$ 800 ao ano. O boleto da Metha é fantástico, vem o que você gastou e quanto já economizou, é bem bacana para acompanhar.”

Como economizar na conta de luz

É muito simples aderir ao serviço da Metha Energia. O morador não precisa fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação elétrica de sua residência: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de energia para a instalação do cliente. Também não há nenhuma alteração no abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha Energia, que substitui a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto. O serviço é gratuito e 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas.

“Queremos modificar a maneira com que os brasileiros consomem e se relacionam com o serviço de energia elétrica, por isso trazemos mais transparência na conta de luz e criamos uma experiência mais intuitiva, econômica e sustentável de utilizar esse serviço tão essencial”, explica Victor Soares.

Impacto ambiental

Por utilizar fontes renováveis – solar, eólica, biomassa e biogás –, a geração distribuída (GD) é uma solução complementar aos combustíveis fósseis e às usinas hidrelétricas em todo o mundo, que são grandes causadores de poluição e aceleração do aquecimento global. Só em 2021, a energytech evitou a emissão de 1.200 toneladas de CO2 na atmosfera.

“Observando o contexto mundial de tragédias ambientais, é imperativo que todas as instituições ligadas ao desenvolvimento econômico do país coloquem a sustentabilidade como prioridade. A missão da Metha Energia é revolucionar o setor elétrico do Brasil, diversificando a matriz energética e garantindo ao maior número possível de pessoas o acesso à energia limpa”, afirma Diego Fraga, cofundador da Metha Energia.

A Metha Energia foi criada para revolucionar o setor elétrico do Brasil, a energytech, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída (GD) para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final, oferecendo um desconto de até 15% no valor da conta de luz. Com atuação em Minas Gerais, em 2021 a Metha Energia viu a quantidade de cadastrados em sua plataforma crescer dez vezes, superando 75 mil clientes, que economizaram e evitaram a emissão de 1.200 toneladas de CO2. O número de cidades atendidas passou de 250 para 400, e o de usinas de energia limpa, de 11 para 27.

Cupom Válido

https://www.cupomvalido.com.br/

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
CNPJ: CNPJ 10.712.481/0001-11