O Brasil continua mal preparado para crescer e está na 76ª posição na nova edição do relatório “Indicadores de Promessa de Crescimento” (Growth Promise Indicators, em inglês), desenvolvido pela KPMG e baseado na análise de duas décadas de dados de cerca de 180 países que procuram avaliar quais são os países mais bem estruturados para o crescimento. Apesar disso, o País teve uma leve melhora na posição em relação a 2018, quando ocupava o 89º lugar, e em relação a 2017, quando aparecia na 91ª posição.

“Este conteúdo oferece uma visão prática sobre o desempenho dos países em diversos pilares vitais, como estabilidade macroeconômica, infraestrutura e capital humano. Trata-se de um guia de referência para a tomada de decisões estratégicas e a identificação de iniciativas e operações importantes”, afirma Mauricio Endo, sócio-líder de Governo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A nota atribuída ao Brasil foi de 4,83, quase a metade de que recebeu a primeira colocada, a Suíça (nota 8,63). Com isso, o Brasil está pior posicionado que China (5,71), Rússia (5,70) e África do Sul (5,19), mas melhor posicionado que Índia (4,40). Outros países que estão à frente do Brasil são República Checa (28ª colocação), Chile (32ª colocação), Uruguai (42ª), Panamá (60ª colocação) e Namíbia (74ª colocação).

A nota final considera pontuações em cada um dos seguintes critérios, com as notas brasileiras indicadas a seguir: estabilidade macroeconômica (3,52), abertura (0,50), qualidade da infraestrutura (5,40), qualidade das instituições (4,45) e desenvolvimento humano (6,15).

O relatório da KPMG revelou ainda que a Suíça permanece no topo da classificação, seguida por Holanda e Cingapura. Nas demais posições de destaque, estão Luxemburgo e Finlândia, que subiram um lugar em relação ao ano passado e superaram a Noruega.

Há também casos de países menores que estão avançando rapidamente na classificação, caso da Coreia do Sul e dos Emirados Árabes Unidos. Outra conclusão é que as economias em desenvolvimento continuam progredindo rapidamente. O conteúdo está disponível na íntegra no link – assets.kpmg/content/dam/kpmg/uk/pdf/2019/07/growth-promise-indicators-2019-report.pdf.

 
Anúncio