Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas é aberta para todos os públicos
Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas é aberta para todos os públicos
Ricardo Santiago, presidente do Minas Tênis Clube, Mercês Fróes (blusa preta), diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Natalie Olifson (blusa laranja), diretora de Articulação e Integração Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de MG, Silvia Rubião, jornalista e ex-diretora de Cultura do Minas Tênis Clube e André Rubião, diretor de Cultura do Minas. – Foto: Orlando Bento

 

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

“Pela leitura temperei a minha pátria, chorei sua miséria, provei de minha família, bebi de minha cidade, enquanto, pacientemente, degustei dos meus desejos e limites”, disse o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944 – 2012), sobre o papel da leitura em sua vida. A fim de proporcionar tais sentimentos ao público e promover o hábito da leitura e da pesquisa na sociedade belo-horizontina, o Centro Cultural Unimed-BH Minas inaugura a sua Biblioteca. O espaço, que conta com cerca de seis mil publicações variadas em temas, títulos, autores e categorias, é para todos, sócios do Minas Tênis Clube e amantes da leitura moradores da capital mineira. O funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta, das 13h às 18h30.

A Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas tem seu conceito elaborado por Cleide Fernandes, bibliotecária e Gestora Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, e Fabíola Farias, profissional de Letras e pós-doutora em Ciência da Informação; e o projeto do espaço físico é assinado pela arquiteta Isabela Vech. O objetivo do espaço é oferecer um acervo para todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes, que encontrarão obras da produção editorial brasileira e uma seleção especial feita para atender à primeira infância (crianças de zero a seis anos). Também estarão disponíveis livros de não-ficção, graphic novels, obras de referência e uma coleção sobre esportes, jornais e revistas. A acessibilidade universal estará incorporada ao espaço, incluindo livros em braille.

Presente na planta do Centro Cultural desde a sua inauguração, em 2013, a Biblioteca do Minas faz parte dos planos de expansão do Centro Cultural e, com a parceria do Instituto Unimed-BH, está saindo do papel. Com essa casa de livros, que incorpora também o Circuito Liberdade, está se democratizando o conhecimento e a capacitação da sociedade. O diretor de Cultura do Minas Tênis Clube, André Rubião, afirma que a Biblioteca do Minas pode ser um espaço de descoberta. “O hoje escritor Luiz Ruffato conta que descobriu os livros quando brincava de esconde-esconde na escola. Ele disse que entrou no espaço para se esconder na brincadeira, e a astuta bibliotecária o chamou e deu um livro. Nasceu aí um dos grandes nomes da literatura nacional. A Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas leva para toda sociedade a oportunidade de conhecer novos mundos e, assim, democratizar o acesso ao conhecimento”, diz o diretor.

A diretora institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, vê como um marco a inauguração de mais um espaço do Centro Cultural Unimed-BH Minas. “A Biblioteca do Centro Cultural vem para agregar, transformando o lugar em um complexo de cultura e conhecimento acessível para toda a população. Com um vasto acervo, a Biblioteca também terá um papel fundamental no incentivo à leitura e à educação”, declara a diretora e reforça ainda que todas as ações realizadas no Centro Cultural Unimed-BH Minas são gratuitas e abertas ao grande público. Mercês destaca também que, desde 2012, a Unimed-BH é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, juntos, a Cooperativa e o Instituto Unimed-BH estão comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para alcançar uma sociedade mais justa até 2030. A entrega da biblioteca é mais uma ação que vai ao encontro do alcance das metas.

A Biblioteca do Minas também terá atividades integradas aos projetos do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O espaço fortalecerá as ações culturais dos equipamentos oferecendo para o público experiências que são realizadas por meio do encontro entre pessoas, livros e as artes celebradas no Centro Cultural. O programa literário “Letra em cena. Como ler…”, que já possui seis anos de estrada e é bastante consolidado no cenário literário da capital, será incorporado às ações oferecidas pela Biblioteca.

Como ingressar?

A Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas tem seu regimento de funcionamento e todos os moradores da capital mineira poderão ser usuários do espaço. O cadastro para poder alugar livros deve ser feito presencialmente e o interessado deve levar comprovante de residência, documento de identidade, informar um endereço de e-mail, número de telefone celular ou fixo. Na ocasião do cadastro, será tirada uma foto no balcão de atendimento. Leitores menores de 16 anos devem apresentar autorização assinada por um responsável legal para realizar o cadastro. Um modelo de autorização será disponibilizado pela gestão da Biblioteca. Em seguida ao cadastro, o usuário terá acesso liberado à plataforma I10 que contém todas as informações do acervo da Biblioteca.

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,4 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed BH.

Serviço:

Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Endereço: Rua da Bahia, 2.244, CF5. Lourdes. Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 13h às 18h30.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades