Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Para economista-chefe da corretora Ativa Investimentos, Étore Sanchez, tom da decisão é hawkish

O comunicado do Copom, divulgado na noite do dia 20 de janeiro, trouxe diversas informações relevantes para o guide de política monetária. A primeira e mais relevante, de acordo com a Ativa Investimento, foi a retirada do Forward Guidance pelo Banco Central.
“Deste modo, parte dos analistas que avaliavam como plausível a chance do FG existir até março foi surpreendido, inclusive eu”, disse Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
Conforme esperado pelo economista, o BC revisou suas expectativas para cima, com mudanças não só motivadas pelo câmbio, mas também pelo avanço das expectativas de inflação do Focus.
O comunicado do Copom também trouxe a seguinte frase como novidade: “As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.”
“Ainda que possa se interpretar que o trecho refere-se a atual conjuntura inflacionária na ponta (em uma métrica trimestral dessazonalizada) e que com o passar do avanço de preços correntes, tal métrica tende a afundar, a autoridade optou por inserir tal trecho, o que também pode ser classificado como hawkish”, diz Sanchez.
Étore também chama a atenção para as palavras “neste momento”, no penúltimo parágrafo, uma novidade no comunicado. “A sinalização que a autoridade optou por fazer diz respeito a temporalidade finita do grau de estímulo, que por mais óbvio que possa parecer foi escolhido para ser inserido pelo BC, atribuindo mais um tom hawkish”, explica.
No final das contas, para não falar que não teve nada dove, o economista-chefe diz que o Banco Central manteve sua avaliação que o choque de commodities é temporário, mas reconheceu que se teve persistência maior do que o esperado.
“Por enquanto, e dada a conjuntura econômica que irá se impor ao Brasil, já nesse primeiro trimestre, de saída do fiscal e desemprego se revelando elevado, mantenho o call de que os juros deverá subir apenas a partir de 2022, mas como projetamos o que o BC irá fazer, o comunicado de hoje nos acende um sinal de alerta”, finaliza o economista.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades