Barômetros Globais continuam em alta
Barômetros Globais continuam em alta
Barômetros Globais continuam em alta

Os Barômetros Globais sobem pelo segundo mês consecutivo em março de 2023, influenciado pela evolução favorável do ambiente econômico na região da Ásia, Pacífico & África.

Em março de 2023, o Barômetro Econômico Global Coincidente sobe 2,6 pontos, para 85,9 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (90,0 pts.). O Barômetro Econômico Global Antecedente sobe 5,4 pontos, para 95,6 pontos, o mais alto desde fevereiro de 2022 (97,4 pts.). A alta dos indicadores agregados em março foi motivada exclusivamente pelo avanço na região da Ásia, Pacífico & África, enquanto nas demais regiões houve estabilidade ou queda.

“A evolução favorável dos Barômetros Globais em março reflete principalmente a retomada do nível de atividades na China, após o relaxamento da política de combate à pandemia. Em termos globais, esse distanciamento em relação ao pior momento da crise sanitária acelera a retomada do setor de serviços, resultando em pressões sobre o mercado de trabalho, reforçando o risco de pressões inflacionárias. A resposta das autoridades monetárias das principais economias globais a essas pressões, junto às incertezas decorrentes da ausência de um desfecho para o conflito na Europa, podem ser obstáculos a uma retomada mais forte dos barômetros ao longo dos próximos meses”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Barômetro Coincidente — Indicadores de regiões e setores

Em março, a região da Ásia, Pacífico & África contribui com 2,9 pontos para a alta de 2,6 pontos do indicador Coincidente, enquanto a Europa contribui negativamente com 0,3 ponto e o Hemisfério Ocidental com zero ponto no mês. A alta do indicador regional da Ásia, Pacífico & África continua refletindo a reabertura da economia chinesa, com o fim da política de Covid zero e a retomada do crescimento. O gráfico abaixo ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.

Todos os indicadores setoriais coincidentes sobem em março de 2023, exceto Construção, que caminha em direção oposta e se afasta ainda mais dos demais setores. A distância entre o indicador da Construção e do setor Serviços, o mais alto no momento, supera os 25 pontos.

Barômetro Antecedente — Indicadores de regiões e setores

O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três e seis meses. O resultado do Antecedente tem o mesmo desenho do indicador Coincidente: a região da Ásia, Pacífico & África contribui positivamente, em 6,9 pontos para alta agregada de 5,4 pontos, enquanto a Europa contribui negativamente em 1,5 ponto e o Hemisfério Ocidental fica estável no mês. Essa é a segunda contribuição positiva de alta magnitude da região asiática, enquanto o resultado do mês para a Europa é a primeira contribuição negativa desde setembro de 2022.

Todos os indicadores setoriais antecedentes sobem em março, com destaque para a Comércio e Economia Geral (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais), com altas de 11,0 e 9,5 pontos, respectivamente. Assim como no caso do indicador Coincidente, a Construção tem o menor nível entre os setores.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio