As características do mais novo medicamento para emagrecimento liberado pela Anvisa
As características do mais novo medicamento para emagrecimento liberado pela Anvisa
As características do mais novo medicamento para emagrecimento liberado pela Anvisa

Roberto Yano*

A obesidade é atualmente um dos maiores problemas crônicos da humanidade. O número de pessoas obesas vem crescendo substancialmente no mundo. No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas são obesas. Obesidade, para que fique claro, é quando o seu Índice de Massa Corporal (IMC) está maior ou igual a 30 kg/m2. Só lembrando, que a fórmula para obter o IMC é pegar o seu peso em kg e dividir pela sua altura em metros e pegar o resultado e divide pela altura de novo (IMC = peso/altura2).

Vale lembrar que a obesidade é uma doença que pode aumentar e muito o risco de outras patologias. Pode causar apneia do sono, aumento do risco cardiovascular, diabetes, hipertensão arterial, problemas osteoarticulares, por exemplo. Alimentação inadequada e comer em grande quantidade estão entre os principais causadores da obesidade.
Dentro desse assunto, o cardiologista e especialista em marca-passo Dr. Roberto Yano comentou a recente liberação da Anvisa, sobre novo medicamento “Wegovy” (semaglutida 2,4mg), que possui o mesmo princípio ativo do já conhecido Ozempic, na última segunda-feira. A diferença, conforme a decisão, é que agora esse novo medicamento é específico para o tratamento da obesidade. Mas ele oferece riscos se não for bem prescrito, e por isso é bom sempre reforçar: a semaglutida nunca deve ser usada sem receita médica.

“Esse medicamento é capaz de promover uma redução de até 17% do peso corporal nos pacientes. Ou seja, uma pessoa de 100 kg pode ficar com 83 kg. Claro que isso é uma média de quem faz o tratamento correto. A Semaglutida atua de várias maneiras: reduz a glicose do sangue, estimula a secreção de insulina, reduz a secreção do glucagon (…) Ocorre também a sensação que ele está mais cheio após as refeições, reduzindo assim o peso corporal e a gordura no corpo”, iniciou.

“A pessoa que faz o uso da semaglutida acaba perdendo a preferência de comer alimentos mais calóricos, mais gordurosos. Pode ocorrer também um efeito favorável nos vasos sanguíneos atenuando o desenvolvimento de placas ateroscleróticas”, completou.
Segundo Yano, a Semaglutida é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que temos no intestino, então toda vez que uma pessoa se alimenta, ele sinaliza para o cérebro que está na hora de diminuir a fome. Ocorre também um retardo no esvaziamento do estômago e um aumento da produção da insulina promovendo o emagrecimento.
“Então, o principal efeito desse medicamento é diminuir o apetite e dar a sensação de saciedade”, concluiu Yano.

Porém, o médico também esclareceu que há sim efeitos colaterais. Ela pode causar efeitos tão ruins que a pessoa pode ter que suspender a medicação precocemente. “Os efeitos mais comuns são hipoglicemia, principalmente se a pessoa já usa algum medicamento para diabetes, pode dar náusea, diarreia (…) Além disso, pode dar tontura, fadiga, dor abdominal e extensão abdominal. Ainda assim tem a questão do preço. Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos, onde a semaglutida já é vendida, o tratamento custa cerca de R$ 7 mil por mês. No Brasil ainda não temos estimativa de qual vai ser o valor. E só para esclarecer um pouco mais, esse remédio é injetável e aplicado uma vez por semana”, disse.

“A aplicação semanal, pode ser feita no abdome, coxa, no braço e para que a pessoa tenha menos efeitos colaterais essa dose geralmente começa com 0,25 mg e é aumentada gradualmente. Lembre-se de sempre procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento. Ressalto que esta medicação é indicada somente para obesidade, ou seja, para quem tem o IMC maior ou igual a 30 kg/m2. Poderá em casos específicos também ser prescrito para pacientes com IMC maior ou igual a 27 kg/m2, para portadores de pré-diabetes ou diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou paciente com doença cardiovascular.”

*Médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.
O principal objetivo do profissional é divulgar informações valiosas aos seguidores, sempre visando os preceitos do código de ética médica.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio