Argentina cria “dólar Coldplay” e “dólar Qatar”
Argentina cria “dólar Coldplay” e “dólar Qatar”
(Pixabay | Reprodução) – Argentina cria “dólar Coldplay” e “dólar Qatar”
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Não é meme. Na tentativa de conter a crise econômica, o governo da Argentina anunciou a criação de duas novas versões da moeda norte-americana: os chamados “dólar Coldplay” e o “dólar Qatar”.

O país tem uma política de restrição de compra de dólares em vigor desde 2018. Pense que quanto mais as pessoas querem vender pesos e comprar dólar, mais a moeda argentina desvaloriza frente à moeda americana.

Para evitar essa desvalorização e tentar driblar a inflação galopante, o governo está apostando na criação de novas variações do dólar. A ideia é dar o acesso ao dólar pela cotação oficial somente a setores específicos da economia.

O “dólar Coldplay” representa um acordo com o setor cultural, que poderá ter acesso à moeda estrangeira a um preço menor. O objetivo é incentivar a ida de artistas internacionais ao país e garantir postos de trabalho ligados à produção de eventos.

Já o “dólar Qatar” visa impedir a saída de dólares do país. Para isso, o governo encareceu as taxas do cartão de crédito para uso no exterior, aplicando uma taxa de 45% nos gastos acima de US$ 300.

A diferença está no momento de trocar os pesos por dólares. Se você é do setor cultural, o dólar é mais barato. Se você está querendo comprar dólar para viajar e consumir fora do país, o dólar é mais caro.

Por incrível que pareça, hoje, o país já tem 14 variações do dólar em vigor. Algumas delas, inclusive, também têm nomes bem inusitados — como “dólar Netflix” e “dólar soja”. (Fonte: the news 📬)

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/

https://www.mercadocomum.com/

DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

https://www.mercadocomum.com/