Afya tem forte crescimento em graduação, pós-graduação e soluções digitais para médicos e no lucro líquido no 3º trimestre de 2022
Afya tem forte crescimento em graduação, pós-graduação e soluções digitais para médicos e no lucro líquido no 3º trimestre de 2022
Afya tem forte crescimento em graduação, pós-graduação e soluções digitais para médicos e no lucro líquido no 3º trimestre de 2022
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Maior ecossistema do país de formação e serviços digitais para a medicina, que já conta com 286 mil usuários, também avança na geração de impacto social e ambiental nas regiões em que atua por todo o país. 

A Afya Limited (NASDAQ: AFYA) divulgou resultados do 3º trimestre de 2022, além do consolidado dos 9 meses do ano, que reforçam sua liderança no segmento de formação médica no Brasil. Até setembro, eram 17.997 alunos de medicina matriculados – crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período de 2021. Nas outras graduações da área da saúde, eram 18.114 alunos, além de 23.085 em cursos de outras áreas do conhecimento. Em pós graduação, eram 4.036 médicos matriculados, em busca de especialização, em 11 cidades. A Afya chegou ao final do 3º semestre de 2022 com 2.759 vagas de medicina autorizadas pelo MEC, distribuídas em 28 campi em 13 estados. 

Além da maior base de alunos de graduação médica matriculados, a Afya expandiu seu ecossistema de soluções digitais para estudantes de medicina e profissionais já formados. Ao final dos 9 meses de 2022, a Afya contava com quase 286 mil usuários ativos, crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2021. Este número representa cerca de 40% dos médicos e estudantes de medicina do país na atualidade.  

“Nosso ecossistema está cada vez mais maduro, passados pouco mais de dois anos desde que a Afya entrou no segmento de serviços digitais de suporte à rotina do médico. Temos soluções específicas para o B2P (para o médico, pessoa física), assim como para o B2B (com destaque para a indústria farmacêutica), com quem já temos mais de 60 contratos firmados, que geram valor para todo o ecossistema, com destaque para médicos e pacientes. Além disso, nossos serviços vão extraindo sinergia entre si e também com as áreas de educação médica, ou seja, a graduação e a pós-graduação. É incrível ver nossa missão se realizando na prática: “prover um ecossistema que integra educação e soluções digitais para a jornada médica, potencializando a formação, a atualização, a assertividade e a produtividade dos profissionais da saúde”, afirma Virgílio Gibbon, CEO da Afya.  

Afya tem forte crescimento em graduação
Afya tem forte crescimento em graduação

Destaques do 3Q22 e retrospecto do ano 

No período, a Afya registrou receita líquida ajustada de R 580.2 milhões (+25.2% em relação ao 3Q 2021). Excluídas as aquisições, a receita líquida ajustada foi de R 542.4 milhões (+17.1%). Já o EBITDA ajustado foi de R 228.7 milhões (+19.5%), com margem EBITDA ajustada de 39.4%. Excluídas as aquisições, o EBITDA ajustado foi de R 211.0 milhões (+10.2%), com margem EBITDA ajustada de 38.9%. O lucro líquido ajustado no período foi de R 120.1 milhões (+2.7%), enquanto o lucro por ação (EPS – Earning Per Share) cresceu 47.4%.

Assim como no 3Q de 2022 o retrospecto da Afya no consolidado dos nove meses do ano é muito positivo. A receita líquida ajustada ficou em R 1,724.0 bilhão (+38.2% em relação ao 9M 2021). Excluídas as aquisições, a receita líquida ajustada foi de R 1,441.5 bilhão (+15,6%). O EBITDA ajustado ficou em R 719.7 milhões (+28.6%), com margem EBITDA ajustada de 41.7%. Excluídas as aquisições, o EBITDA ajustado foi de R 589.2 milhões (+5,3%), com margem EBITDA ajustada de 40.9%. O lucro líquido ajustado no período foi de R 406.4 milhões (+18.8%), enquanto o lucro por ação (EPS – Earning Per Share) cresceu 77.5%. A conversão de caixa nos nove meses foi de 104.6%, o que permitiu a Afya dispor, em setembro, de uma sólida posição de caixa de R 715.6 milhões. “Por fim, vale ressaltar que, mais uma vez, neste 3Q, todos os três segmentos da Afya: Graduação, Educação Continuada e Serviços Digitais apresentaram um forte crescimento orgânico, mostrando a resiliência do modelo de negócio e a forte recuperação após o período da pandemia”, completa Virgilio Gibbon.

Alguns eventos marcaram os nove meses do ano, que possibilitaram à Afya reafirmar o guidance dado ao mercado, de atingimento, em 2022, de receita líquida ajustada entre R 2,280.0 bilhões e 2,360.0 bilhões e de EBITDA ajustado entre R 935.0 milhões e R 1,015 bilhão. Foram eles:

• Em graduação médica, no período foram autorizadas quatro faculdades de medicina no âmbito do Programa Mais Médicos, do governo federal, cujo princípio é levar cursos a municípios e regiões que precisam fixar médicos: Abaetetuba (PA) e Itacoatiara (AM), em fevereiro, e Bragança (PA) e Manacapuru (AM), em março. O Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná (RO), por sua vez, obteve autorização para iniciar o curso de Medicina; 

• Em pós-graduação médica, a IPEMED passou de 5 para 11 unidades, com turmas abertas em Vitória (ES), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). 

• Aquisição de três healthtechs: Além da Medicina (março), Cardiopapers (abril) e Glic (maio); 

Dois reconhecimentos que orgulharam os cerca de 9 mil colaboradores da Afya em 2022 foram a conquista, em julho, do selo GPTW (Great Place To Work) como “Excelente lugar para se trabalhar”. O GPTW é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. E em outubro, pelo 3º ano consecutivo, a Afya sagrou-se campeã do Anuário Época Negócios 360º, como Melhor Empresa de Educação do país. 

 Eventos subsequentes 

Em outubro, após o fechamento do 3Q, a Afya fez seu maior movimento em graduação médica com o anúncio da 20ª aquisição desde o IPO na Nasdaq, em 2019: o interesse de compra do Centro Universitário Tiradentes Alagoas (“UNIT Alagoas”) e da Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes (“FITS Jaboatão dos Guararapes”), em Pernambuco. A confirmação da compra vai agregar à Afya 340 novas vagas de medicina, com potencial de até 84 vagas adicionais. “Este e os demais movimentos do grupo ao longo de 2022 demonstram nossa disciplina na execução e o foco na estratégia de crescimento de longo prazo. Com a conclusão da transação, vamos atingir 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil. A meta é chegar a 15% até 2028”, afirma o CFO, Luis André Carpintero Blanco. 

Geração de alto impacto social 

Entre os indicadores ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) que a Afya reporta ao mercado desde 2021, destaque para: 

• Mais de 128 mil atendimentos gratuitos realizados no 3Q por alunos, médicos e preceptores às comunidades em que atuamos – somados os 9 meses do ano, foram mais de 352 mil atendimentos gratuitos.  

• Até setembro de 2022, as instituições de ensino que compõem a Afya formaram 17 mil médicos ao longo dos últimos 23 anos.  

• Na frente ambiental, 17 instituições de ensino do grupo – mais de 50% da operação de graduação da Afya – estão implantando placas fotovoltaicas, o que vai garantir a estas unidades autossuficiência em geração de energia, menor reflexo da operação no entorno e, consequentemente, sobre as mudanças climáticas. 

• Cerca de 57% dos colaboradores do grupo são mulheres. No Conselho de Administração, 27% dos membros são mulheres e 36% são membros independentes. 

A Afya é o maior ecossistema de educação em saúde e heatlhtechs do Brasil, líder em  graduação em medicina, atualmente com 2.759 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação  (MEC). O grupo conta com 28 Instituições de Ensino Superior com oferta do curso de medicina  e unidades de pós-graduação na área médica e de saúde em 13 capitais. 

Operando oficialmente desde 2019, a partir da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica, o grupo teve a sua primeira faculdade de medicina em atividade há 23 anos, no Tocantins, norte do país. Desde então, a Afya tem por objetivo ser parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação.  

Pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina e saúde em toda a carreira médica, a Afya inova no mercado a partir da construção de um portfólio diversificado que facilitam o dia a dia da prática clínica. A partir de 2020, a companhia se consolidou no mercado de serviços digitais por meio da aquisição das healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, Cliquefarma, Shosp,  RxPRO, Além da Medicina, CardioPapers e Glic. 

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação – são diversos cursos com foco na área da saúde, com destaque para a medicina -, passando por um dos mais renomados cursos preparatórios de residência médica a título de especializações clínicas. Em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de medicina ao longo de sua formação profissional, o grupo oferece aos estudantes acesso a materiais didáticos altamente tecnológicos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura, plataformas e questões práticas.  

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia. 

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas