Aeroporto Internacional de Belo Horizonte movimenta o crescimento da economia de inovação
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte movimenta o crescimento da economia de inovação
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte movimenta o crescimento da economia de inovação
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Participação da BH Airport no Congresso BIN@Minas 2022 é destaque com os avanços do Hub Logístico Multimodal e o ineditismo das iniciativas inovadoras

Tecnologia, cargas e pessoas: essa é a conexão que coloca o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em evidência no ecossistema da logística avançada aplicada à multimodalidade e ao setor aeroportuário. Para além das soluções, o terminal mineiro se consolida no cenário nacional como Hub Logístico Multimodal em constante movimento e evolução, mantendo o foco na inovação e o olhar atento no mercado. Aliando a eficiência operacional dos sistemas, fundamentada no mais avançado conteúdo tecnológico, com a performance de capacitação da equipe, o aeroporto aposta na indústria 4.0 para garantir agilidade e atendimento de excelência a toda cadeia do comércio exterior.

Essa temática é um dos destaques do Congresso BIN@Minas 2022, organizado pela FCJ Venture Builder em conjunto com a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que reuniu pesquisadores e especialistas globais em Belo Horizonte, com o objetivo de aproximar o universo acadêmico das práticas de mercado em torno do Crescimento da Economia de Inovação. “Integramos um ambiente de múltiplas operações, e a inovação está no nosso DNA, uma vez que somos o primeiro Aeroporto Industrial do Brasil e, agora, o primeiro a criar o projeto do Centro de Inovação”, afirma a gestora de Inovação da BH Airport, Mariana Yazbeck.

“A participação da BH Airport em um evento de inovação de envergadura internacional é muito relevante, na medida em que posiciona o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como ator estratégico do ecossistema da inovação de Minas e do Brasil”, avalia, reforçando a capacidade da concessionária demonstrar que é possível alavancar a inovação em um setor altamente regulado. Mariana Yazbeck foi uma das convidadas do evento e mediou painel “Os desafios da fabricação digital e inteligente para apoiar a produção sustentável”.

O gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, Marcelo Farias, representou o aeroporto no painel “Logísticas Avançadas e contribuiu para a troca de conhecimentos e experiências nas melhores práticas relacionadas à interface ser humano e inovação tecnológica. “Com uma equipe forte, conectada, capacitada e realizada no trabalho, a empresa faz a diferença e ganha em eficiência, agilidade e resultado a partir de soluções mais eficazes”, compartilha, ressaltando a necessidade de promover uma mudança de cultura para alcançar um patamar de sustentabilidade que coloque as pessoas no centro da discussão.

Alternando o foco do painel para a logística do aeroporto, Marcelo Farias destacou a posição dianteira do terminal mineiro com a projeção internacional do hub em conexões por céu, terra e mar. Nesse cenário, investimentos e parcerias configuram como elementos fundamentais para o fortalecimento e consolidação do aeroporto como centro de logística, doméstica e internacional, e de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas, viabilizando soluções eficientes para os clientes. “Por meio do Programa de Parceiros Logísticos, desenvolvemos iniciativas inovadoras, produtos e customizações como diferencial para atender o mercado, evidenciando o cliente como uma referência, olhando para sua melhor experiência conosco”, ressalta, sinalizando o valor da sinergia estratégica com os parceiros.

“Atualmente, além das cargas aéreas, estamos entre os maiores recebedores nas modalidades de container fechado (full container) e de carga fracionada marítima (Less Container Load) do país”, declara Marcelo Farias, revelando que o Hub Logístico Multimodal está em constante evolução, sempre atento ao crescimento de relevantes fatias do mercado, como o e-commerce. A novidade anunciada recentemente sobre o lançamento do projeto do Centro de Inovação dentro do aeroporto foi outro destaque celebrado pelo gestor da BH Airport na BIN@Minas. “Estamos na vanguarda e na liderança da inovação tecnológica em aeroportos”, comemora. “Quero muito ver a vertical da logística e suas soluções acontecerem no Centro de Inovação da BH Airport”, sublinha Marcelo Farias.

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas