Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Iniciativas se destacaram no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras; presidente do Sistema Ocemg celebra vitórias das cooperativas do Estado

A cerimônia de entrega do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizada pelo Sistema OCB em evento virtual, no dia 24 de novembro, no canal do Youtube da organização, consagrou duas cooperativas mineiras e uma personalidade do Estado.

O Sicoob Credichapada levou o primeiro lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Programa de Educação Cooperativista Empreendedora e Financeira. Já a Coopatos ficou em segundo lugar na categoria Intercooperação, com o Projeto Recriar. Ao todo, foram seis categorias, sendo reconhecidos os três primeiros colocados de cada uma.

Anúncio

Além disso, a economista e colunista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, indicada pelo Sistema Ocemg na categoria Influenciadores Coop, foi a mais votada em todo o país. Essa foi a única categoria aberta ao voto popular. Dos 14.199 mil votos, computados entre 3 e 20 de novembro, ela recebeu mais de seis mil. Os outros dois premiados foram o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Deputado Federal Evair de Melo, e o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada.

Emocionada, a diretora de Operações do Sicoob Credichapada, Eliene de Oliveira, disse que a cooperativa se sentia honrada com a premiação, que só confirma que estão trilhando o caminho certo. Ela parabenizou a organização do prêmio e as participantes que fazem a diferença em suas comunidades.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o reconhecimento é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo cooperativismo no Estado ao longo dos anos. “O interesse pela comunidade é um princípio que acompanha o cooperativismo desde a sua criação. Não à toa as cooperativas são tão importantes na promoção do desenvolvimento econômico e social das cidades onde estão inseridas. E, ao serem premiadas, em âmbito nacional, dão visibilidade para o setor, além de incentivarem que cada vez mais organizações se engajem com o propósito da transformação”, frisou.

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) a cada dois anos e as cooperativas singulares, confederações e federações adimplentes, independentemente do ramo ou porte, podem participar.

Os números deste ano foram recordes: 595 projetos inscritos, de 320 cooperativas, vindas de 22 Estados. Entre essas ações, 100 delas estão relacionadas à diminuição dos impactos da Covid-19 na vida das pessoas. Somente essas ações ligadas ao coronavírus somaram R$ 16 milhões em doações de dinheiro, além de 1,3 mil toneladas de alimentos, 190 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e itens de higiene e 1,3 milhão de máscaras.

Por ocasião da entrega das premiações, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu as cooperativas que se dedicam a melhorar a realidade das comunidades diariamente, e às Unidades Estaduais, que se emprenharam para ajudar o certame acontecer. Ele frisou que “o cooperativismo faz muita coisa boa – pelas pessoas, pelo Brasil – e pode fazer ainda muito mais, afinal, ele une negócio com propósito! Propósito de fazer bem feito e não só para alguns, mas para muitos. Quando você decide ser um cooperado, você decide empreender junto com outras pessoas. Você escolhe fazer parte de um movimento que tem como princípio o compartilhar, compartilhar objetivos, desafios, conquistas. No cooperativismo, a gente realmente cresce e ganha força juntos!”.

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades