Abertura de Empresas: Cai o tempo médio em Minas Gerais
Abertura de Empresas: Cai o tempo médio em Minas Gerais
Abertura de Empresas: Cai o tempo médio em Minas Gerais
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

O tempo médio para a abertura de uma empresa em Minas Gerais caiu para um dia e três horas ao final do segundo quadrimestre de 2022, ou seja, o período de maio a agosto. No mesmo período do ano passado, esse prazo estava em dois dias e cinco horas, o que correspondeu a uma redução de 26 horas. Já em relação ao primeiro quadrimestre deste ano, a queda foi de seis horas.

No Brasil, o tempo médio foi reduzido para 23 horas ao final do segundo quadrimestre de 2022. Trata-se do menor prazo médio já registrado. O atual patamar corresponde a uma redução de 17 horas em relação ao final do primeiro quadrimestre deste ano.

O empresário Samuel Linhares é cofundador de uma startup de contabilidade digital para empreendedores, fundada em Belo Horizonte, mas que, atualmente, tem um posicionamento nacional. Para ele, essa diminuição do tempo para abertura de uma empresa representa um avanço e incentiva os novos negócios na capital e no interior.

“Isso dá um volume muito legal, na somatória durante o mês, de horas possíveis para outras operações, como acompanhamento de alvarás e outras demandas dentro do setor societário. Isso mostra que a força de Minas Gerais não está só na capital e na região metropolitana, mas também em outras cidades polos do estado”, destaca.

A redução no tempo médio necessário para se abrir uma empresa no Brasil é ainda maior quando notada a evolução da série histórica. Quando a comparação é feita com o início de 2019, a diminuição foi de quatro dias e 10 horas.

Os dados constam no Painel Mapa de Empresas, divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

Empresas abertas no Brasil

O Brasil registrou mais de 1,3 milhão de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022, o que corresponde a uma elevação de 2% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas