Segundo a ata da reunião de abril do Comitê de Mercado Aberto do Fed – Federal Reserve Bank dos Estados Unidos – (FOMC), o surto da Covid-19 e a crise de saúde pública poderão continuar a pesar negativamente na atividade econômica, inflação e emprego no curto prazo. Os diretores do Fomc esperam uma contração econômica muito forte no segundo trimestre.

Os membros do Fomc elogiaram os programas fiscais que tem ajudado famílias, empresas durante o shutdown. Também reconheceram que os programas de ajuda financeira do Fed ajudaram a manter o fluxo de crédito e o bom funcionamento do mercado financeiro. Estas ações de política monetária serão mantidas até que haja segurança na recuperação da economia.

Os diretores do Fed destacaram que as instituições financeiras devem preservar seu capital por conta da piora do cenário econômico, reduzindo os pagamentos de lucros e de recompra de ações. Um fator de preocupação é o elevado endividamento das empresas americanas.

Por conta da forte contração da economia e dos riscos de nova piora do cenário econômico por causa da pandemia, os membros do Fomc reafirmaram o seu comprometimento de utilizar todos seus instrumentos de política monetária à disposição do Fed.