Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

PRÊMIO TOP OF MIND

Premiadas marcas vencedoras do XXIV Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2019

MercadoComum premiou em 28 de maio último, durante solenidade realizada no Espaço Empresarial da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas, em Belo Horizonte-MG., as marcas vencedoras do XXIV Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2019. Após a solenidade de premiação, será servido Coquetel Especial de Confraternização aos participantes, estimados em 350 convidados.
As Marcas vencedoras foram apurados após pesquisa contratada com exclusividade e realizada durante o mês de janeiro de 2019 pelo Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica.

Este XXIV PRÊMIO TOP OF MIND – MERCADOCOMUM – MARCAS DE SUCESSO – MINAS GERAIS já contou, com os apoios especiais da ACMinas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; Drogaria Araujo S.A.; IBEF-MG – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; MinasPart-Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.; Rosenberg & Associados/LCA ConsultoresEconômicos; Supermercados BH e Unimed-BH.

1 – METODOLOGIA
Em relação à pesquisa estabeleceu-se uma amostra de 1.500 entrevistas, em 50 das maiores cidades de Minas Gerais – considerando-se o número de habitantes. Assim, o número de municípios alcançado pela pesquisa corresponde a 52,98% da população estadual total.

Em Belo Horizonte foram 402 os entrevistados e, no interior do estado, 1.118. Logo, o número de entrevistas em cada cidade foi proporcional à população nela residente.

Após a aplicação dos questionários obteve-se uma amostra de 1500 entrevistas. Além disso, a amostra foi selecionada proporcionalmente ao sexo e a faixa etária. As definições de margem de erro da pesquisa levaram em consideração um intervalo de confiança de 95%, alcançado 4,9% de erro amostral para a capital Belo Horizonte, 2,9% para o interior (para o somatório de todos os municípios) e 2,5% para Minas Gerais (Capital mais Interior), significando que, se a pesquisa fosse realizada outras mil vezes, o resultado seria praticamente o mesmo em 950 vezes.

A distribuição das variáveis sexo, idade e renda foram proporcionais aos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, enquanto a variável classe socioeconômica foi baseada no critério de classificação econômica Brasil da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Por se tratar de um estudo cujo foco está diretamente relacionado ao consumo, optou-se por privilegiar as classes e regiões de maior potencial de consumo, tendo sido entrevistados somente moradores de regiões urbanas.

Todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados. Neste aspecto, a pesquisa encomendada por MercadoComum pode se diferenciar significativamente
das demais, por não levar em conta outras respostas por parte dos entrevistados e, ainda, devido ao fato de elas serem exclusivamente espontâneas, não sofrendo qualquer tipo de influência por parte dos entrevistadores. Também, a cada ano são sorteados dez segmentos que deixam de participar da pesquisa e outros dez novos são incluídos, o que permite oferecer uma dinâmica diferente ao público a cada premiação.

A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em ….(por exemplo arroz, cerveja, drogaria, leite etc)?” Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.

Amostra por região de Minas Gerais

SIGNIFICADO DAS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

CATEGORIA ESPECIAL – TOP DO TOP

Reservada às premiações especiais. Geralmente, destina-se à premiação das marcas que se destacaram de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão
são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada. Serão premiadas as cinco marcas mais lembradas de BH e Interior. A divulgação do total das 10
Marcas Top do Top ocorrerá apenas durante a solenidade de premiação.

CATEGORIA EXCELÊNCIA

É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro
prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) sempre é considerada. São praticamente nulas as chances de se ocorrer empates técnicos. Neste ano são em número de 17 os vencedores desta Categoria.

CATEGORIA LIDERANÇA

Significa que a marca não obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento.
A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) é considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação, a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 23 marcas vencedoras nesta Categoria.

CATEGORIA EXPRESSÃO

Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas não é o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência
desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,5% (para cima ou para baixo) e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico.

A premiação deste ano constatou a existência de 9 marcas vencedoras nesta Categoria. Estarão sendo premiadas 48 marcas, distribuídas em 7 Setores Econômicos:

A marca mais premiada desta edição é a Itambé (doce industrializado, leite, iogurte e requeijão), A Itambé é também é uma das poucas marcas que conquistou todas as versões desde o início desta premiação, sendo
a mais premiada de Minas Gerais.

OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS

Durante os 24 anos deste estudo foram:
• 31.295 entrevistas realizadas
• 1.400 Segmentos pesquisados
• 2.166 Marcas premiadas em diversos Categorias

AS MARCAS MAIS PREMIADAS DE MINAS GERAIS NESTES 24 ANOS

Nestes 24 anos de realização do Prêmio TOP OF MIND em Minas Gerais, a Itambé é a marca mais premiada deste estudo, acumulando um total de 91 troféus, já considerados aqueles a que faz jus, inclusive, nesta versão.
Apenas quatro marcas conquistaram todas as premiações anuais deste TOP OF MIND. Desde o seu início, são as seguintes as marcas consideradas as mais premiadas em Minas:

• 24 premiações: Fiat Automóveis, Produtos Itambé, Plano de Saúde Unimed-BH, Plano de Saúde Unimed – Federação Minas:
• 23 premiações: Café 3 Corações;
• 21 premiações: Rádio Itatiaia, Rede Globo, Macarrão/Massas Santa Amália, Macarrão/Massas
Vilma, Empresa de Ônibus de Viagem Gontijo;
• 20 premiações: Localiza, Arroz Prato Fino, Biscoitos Aymoré, Minas Shopping, Tintas Suvinil,
Produto de Limpeza Veja;
• 19 premiações: Drogaria Araujo, Hotel Ouro Minas, Cimento Cauê, Iogurte Danone;
• 18 premiações: Livraria Leitura, Colchões Orthocrin, BH Shopping, Othon Palace, Coca-Cola;
• 17 premiações: MRV Engenharia, Shopping Del
Rey, Óticas do Povo, Banco do Brasil, Bradesco;
• 16 premiações: Cachaça Salinas, Banco Itaú,
Óleo Soya, BR Petrobras;
• 15 premiações: Cartão Visa, Oi;
• 14 premiações: Casas Bahia, Tenda Engenharia,
Cerveja Skol, Óleo Liza;
• 13 premiações: Cemig, Bombons Garoto, Jornal
Estado de Minas, Whisky White Horse;
• 12 premiações: Mineradora Vale, Tam, Produtos de
Beleza Avon, Produtos de Beleza Natura;
• 11 premiações: Construtora Líder, Bradesco Seguros, Moto Honda, Calçados San Marino, Postos
Shell, Sabonete Lux;
• 10 premiações: Aparelho de TV Philips
• 09 premiações: Aparelho Celular Nokia, Margarina
Qualy, Sapato Feminino Azaleia, Sapato Feminino
Dakota;
• 06 Premiações: Supermercados BH, Tijolos Braúnas, Óticas Diniz, Pneus Pirelli, Produto de Limpeza
Ipê, Caminhão Mercedes Benz;
• 05 premiações: Colchões Ortobom; Petrobras S.A.
• 04 premiações: Laboratório Hermes Pardini, Pão de
Queijo Forno de Minas, Ricardo Eletro, Leroy Merlin,
Caixa Econômica Federal, Porto Seguro;
• 03 premiações: Super Notícias, Suggar, Rádio BH
FM, Sadia, Produto de Higiene Pessoal Golgate;
• 02 premiações: Pif-Paf, Produto Porto Alegre,
Volkswagen, Itaú Seguros, Vivo, Tim, Posto Ipiranga, Mercado Livre, Cerveja Brahma;
• 01 premiação: Telha Norte, Coqueiro, Carne Friboi,
Gomes da Costa, Arroz Tia Jú, PUC Minas, Boticário, Cimento Campeão, Supermercado Bahamas,
Supermercados Bretas, Sabão em Pó Omo, Saritur
Viagens, Whisky Johnnie Walker, Mastercard, Hospital Marter Dei, Vinho Pérgola, Tintas Coral, Chocolate Nestlé, Americanas.com, CVC Viagens, Prosegur, Rodoban,, Aparelho Celular Samsung;

AS MAIS LEMBRADAS

As “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais” – ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros foram anunciadas somente durante a solenidade de entrega dos prêmios e consistiu na premiação das cinco primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral em relação à Capital e ao Interior do Estado. No tocante aos grupamentos por sexo, faixa etária e classe social e grau de instrução serão destacadas, a seguir, aquelas que conquistaram o 1º lugar da pesquisa.

São as seguintes as marcas vencedoras deste XXIV PRÊMIO TOP OF MIND MERCADOCOMUM – MARCAS DE SUCESSO – MINAS GERAIS – 2019:

Agradeço a presença de todos que nos honram, nesta oportunidade, na celebração do 24º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2019. Quero lhes desejar as boas-vindas e o nosso muito cordial boa noite, esperando que possam desfrutar, com prazer e satisfação, dos momentos deste evento.

Nesta oportunidade, agradeço a todos os anunciantes que nos brindam com as suas publicidades e desejo manifestar um agradecimento especial, aos nossos apoiadores especiais.

Agradecimentos destinamos, também, ao Instituto Olhar – que, há sete anos, vem realizando com enorme competência e qualidade, a pesquisa e o estudo que validam e certificam esta premiação.
Este é um evento que pode ser considerado um dos mais longevos de Minas Gerais e, ano que vem, deverá comemorar ¼ de século de realização – um fato absolutamente notável para esse tipo de iniciativa.

A marca é um dos bens, um dos patrimônios mais valiosos de uma empresa e, sempre, é recomendável dela cuidar, como um relevante um precioso ativo.

Segundo o estudo intitulado “Global 500 2019” divulgado pela Brand Finance, em janeiro de 2019, em Davos – na Suíça, as 10 marcas mais valiosas do planeta representavam, em conjunto, um valor de US$ 1 trilhão e oitenta e seis bilhões no ano passado – o equivalente a 58% de todo um PIB anual brasileiro. Cabe destacar que o PIB-Produto Interno Bruto de Minas em 2018 – ou seja tudo o que o estado produziu em termos de bens e serviços – é estimado em cerca de US$ 170 bilhões.

A marca Amazon – que é a primeira colocada do referido ranking mundial, está avaliada em 188 bilhões de dólares americanos. Em 2º lugar vem a marca Apple, valendo US$ 154 bilhões. Logo a seguir, está o Google – que vale US$ 142 bilhões e, depois, vem a Microsoft, com US$ 120 bilhões. As seguintes, em ordem de classificação, foram: a Samsung, AT & T, Facebook, ICBC, Verizon e China Construction Bank.

Observem, nesses dados que acabo de lhes apresentar, que a maioria destas empresas é da área de tecnologia e, boa parte delas, não existia a algumas poucas décadas atrás. Esses valores, aqui mencionados, se referem apenas ao valor da marca e, não necessariamente, ao valor patrimonial das empresas, o seu valor de mercado ou junto às bolsas de valores.

Durante os 24 anos deste estudo Top of Mind em Minas foram realizadas:
– 31.295 entrevistas, compreendendo 1.400 Segmentos pesquisados e, no total, foram premiadas 2.166 Marcas de diversas categorias.

Considerada uma das publicações mais antigas do Estado, MercadoComum estará completando, agora em agosto, o 26o ano de circulação levando, principalmente a Minas Gerais e a todo o país, as informações relevantes da nossa economia, das finanças e dos negócios em geral.

A Newsletter MercadoComum Online, com edições eletrônicas postadas na internet, já é encaminhada para um público de 120 mil e-mails, quinzenalmente. Queremos chegar a um milhão de destinatários, em todo o Brasil, até o final deste ano – lembrando que eles são, necessariamente, formadores de opinião.
Tenho certeza que este Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso de Minas Gerais chega agora à sua 24ª edição por ter assumido, durante todo este tempo, uma posição transparente, de muita credibilidade e seriedade.

A metodologia aplicada para a realização desta premiação, assim como para todas as demais que realizamos e empreendemos – destacando-se o Ranking das Empresas Mineira e o Prêmio Minas Desempenho Empresarial, sempre foi se aprimorando e buscou incorporar novos padrões de qualidade e de modernidade com o passar dos anos.

Assim, esta premiação, entendemos, é antes de tudo uma expressão de credibilidade, é uma certificação de idoneidade na qual se baseia toda a pesquisa e as suas respectivas metodologias.

Esta premiação já se tornou a mais antiga de nossa capital – e de nosso estado – realço, a mais antiga, sendo considerada das mais amplas e completas de seu gênero. Pode-se contar as iniciativas similares em nosso estado que conseguiram se manter por tanto tempo.

Mas, confesso que não sei se conseguiremos comemorar um quarto de século com uma próxima edição no ano que vem. As dificuldades, entraves e obstáculos são muitos, decorrentes em grande parte, de uma economia atravancada e penalizada pela falta absoluta de crescimento econômico.

A edição impressa de MercadoComum que estará circulando no início de junho próximo, juntamente com a nossa edição eletrônica trarão, em suas páginas e conteúdo, as principais características deste estudo intitulado Top of Mind, assim como o detalhamento da pesquisa realizada, a metodologia utilizada e as informações sobre cada segmento, categoria e marcas vencedoras.

Não posso concluir esta apresentação sem antes e, mais uma vez, apresentar algumas considerações pessoais sobre a situação econômica brasileira.
Entendo que o Brasil não pode mais continuar com a opção de ser um país de economia retardatária, retrógada e incompetente, sem estratégia ou visão de futuro e desprovida de diagnósticos corretos da sua realidade.

As nossas mazelas e dificuldades continuam exatamente iguais, sendo praticamente as mesmas de sempre e aqui apontadas há um ano, há cinco, há dez anos e já há mais de 20 anos por mim e nestas mesmas solenidades. Pode até mesmo ser considerado enfadonho e cansativo, mas não deixarei de mencioná-las e destacaria que:

“O PIB per capita brasileiro, que desconta o crescimento populacional, vem crescendo apenas 0,3% ao ano. É uma taxa tão baixa que seriam necessários 233 anos para que a renda per capita nacional dobrasse”. Esta frase não é minha, é do renomado economista Afonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central e foi publicada no Estadão de São Paulo deste domingo, 26 de maio.

O Brasil precisa se reconciliar com o desenvolvimento e retomar o crescimento econômico vigoroso, consistente, contínuo e sustentável.

Temos de buscar transformar o Brasil em nação desenvolvida e esta tem de ser a nossa meta número um.
Crescer ou Crescer! Esta é a saída, esta a solução! Desenvolvimento em 1º Lugar!

Os piores inimigos da democracia são a fome, a miséria, o desemprego e a desesperança.
País que não cresce é país condenado ao subdesenvolvimento e à ampliação das desigualdades sociais. E, nessa condição, a sua trajetória será, sem dúvida, a de uma nação sem futuro!

O desenvolvimento precisa voltar a ser a trilha natural do Brasil rumo ao futuro, como já afirmava Juscelino Kubitschek há mais de 60 anos.

A busca de um futuro melhor para o Brasil passa, inexoravelmente, pela urgente decisão de deixarmos de ser emergentes para nos transformar em Nação desenvolvida, justa e próspera! Esta precisa ser a nossa causa e missão maiores, imprescindíveis e inadiáveis por mais tempo.

O crescimento econômico vigoroso deve deixar de ser apenas uma casualidade, uma questão episódica, uma efemeridade, um acontecimento meramente fortuito para se transformar, efetivamente, na grande meta econômica nacional, permeando a convolação do País em uma economia madura e desenvolvida.

Nesta direção já tivemos, antes, vários exemplos bem sucedidos e que poderiam nos servir de inspiração, como foi o caso do Plano de Metas, durante o Governo JK.
Ressalto que o grande objetivo da política brasileira não pode estar mais focado na discussão de temas meramente à esquerda, à direita ou para trás. Exige-se avançar, ir em frente, assumir posturas pragmáticas, modernas e factíveis.

É preciso despolitizar e desideologizar o debate econômico. Nesse sentido, aqui mesmo neste espaço da ACMinas, esta Casa do Empreendedorismo Mineiro, estaremos lançando, em 18 de junho próximo, o livro de minha autoria intitulado “Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento/Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI” – em três volumes divididos em 2.336 páginas.

Todos os senhores já estão convidados para participar desse evento que eu espero possa contribuir para a conclamação, através desta obra e de forma absolutamente intransigente, com o objetivo de se buscar o reencontro do nosso País com o crescimento econômico vigoroso, consistente, sustentável e contínuo.

E, principalmente, mostrando que isso é absolutamente factível, cito que já fomos antes capazes de fazê-lo em diversas ocasiões. Em 1995 a economia brasileira, em termos de PIB – Produto Interno Bruto era superior à chinesa. Hoje, a China contabiliza uma economia 7 vezes maior do que a nossa e deve se convolar, não muito distante de hoje, na maior e mais dinâmica economia mundial – em todos os sentidos.

Espero que Deus nos dê força e coragem para que possamos, novamente e em 2010, nesta mesma época, comemorarmos os 25 anos de realização deste evento.

Quero, por fim, cumprimentar e parabenizar todos os agraciados deste XXIII Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso de Minas Gerais, lembrando uma frase importante do ex-presidente JK: “A bandeira de todas as bandeiras nacionais é a Esperança”.

*Presidente/Editor Geral de MercadoComum – Discurso proferido durante a solenidade do 24º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2019, realizado da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas, em 28 de maio de 2019.

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades