A experiência de ter uma casa nova, 103 anos depois
A experiência de ter uma casa nova, 103 anos depois
A experiência de ter uma casa nova, 103 anos depois
Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

ACMINAS transfere sua sede para a região Centro-Savassi e adequa o sistema de trabalho aos novos tempos.

José Anchieta da Silva*

Em mais de cem anos de existência, a ACMINAS participou das grandes mudanças ocorridas nesse período. E fez parte das transformações comerciais, empresariais nos campos político e econômico, e, desde então, sempre buscou a melhoria da população, especialmente dos milhares de empresários e comerciantes mineiros.

Temos um enorme carinho por essa região central que nos acolheu por mais de um século e foi palco dos empresários mineiros na história de Belo Horizonte. Nossa atual sede, localizada na Avenida Afonso Pena, 372, foi adquirida pela entidade em 1919 e inaugurada em 26 de novembro de 1922. Contudo, como movimento natural dos novos tempos, primando pela modernidade e economia, vamos passar pela experiência de mudança de sede pela primeira vez. O novo espaço, que abrigará a ACMinas a partir do dia 1° de setembro, fica na rua Paraíba, 1465, no edifício Capanema, antigo Hotel Liberty.

Mas não abandonaremos nossa responsabilidade com a região que nos abrigou por tantos anos. Para tanto, assinamos uma parceria com o Automóvel Clube focada, entre outros, na revitalização do centro histórico de Belo Horizonte.

O objetivo é a criação de um circuito histórico-cultural para o resgate da memória de Belo Horizonte e um importante passo para que as futuras gerações saibam o valor da história de nossa cidade. Esse trabalho está alinhado com a revitalização da Avenida Afonso Pena, que será feita pela Prefeitura de BH, e que abrangerá cerca de quatro quilômetros entre as praças Rio Branco (Praça da Rodoviária) e da Bandeira, com investimentos de aproximadamente R$20 milhões.

Toda cidade tem seu centro histórico, e, no caso de Belo Horizonte, este local possui um perímetro maior, compreendido dentro da avenida do Contorno, tal como determinado no decreto do Governador Affonso Penna e realizado por Aarão Reis e sua equipe. A ACMinas tem compromisso com este resgate que já se iniciou com a solicitação de feitura de lei que acrescente no nome do logradouro: Avenida do Contorno Presidente JK. Já está em vigor uma parceria entre a ACMinas e Automóvel Clube com a finalidade de transformar aquela riquíssima edificação em ponto de encontro, discussão e conspiração pela revitalização do centro de BH. Já há grupo de trabalho formado com a finalidade de integrar a sede antiga da ACMinas nesta realização. É só o começo. Ainda há muito o que fazer a envolver as instituições públicas, privadas e todos os cidadãos, homens e mulheres

Modernidade, economia e trabalho remoto

Um dos principais objetivos da mudança para a nova sede será a adequação aos novos tempos, por meio das tecnologias que permitem o trabalho remoto e hoje fazem parte do dia a dia da entidade, pois geram economia de recursos e de tempo.

Com a migração de grande parte dos postos de trabalho presenciais para esse novo modelo, principalmente por causa da pandemia, a transferência mostrou-se mais econômica, podendo, ainda, gerar renda à instituição, com o uso da sede da região central para outros fins.

Um grupo exclusivo de trabalho irá definir a melhor vocação do antigo prédio para a cidade e para a receita da ACMINAS. Trata-se, portanto, de um momento importante, que coloca a entidade em um novo tempo, dando sequência ao nosso passado e presente de grande relevância para o empresariado mineiro. E visando sempre a prosperidade condizente com a riqueza natural e histórica de nosso estado.

.A ACMinas, com 121 anos de relevantes serviços prestados a Belo Horizonte e a Minas Gerais, reconhecida pelo seu conservadorismo, passa a mostrar a sua outra face, qual seja a do seu comprometimento contínuo com as inovações, em todos os sentidos.

*Presidente da ACMinas

Mercado Comum Jornal on line BH Cultura Economia Política e Variedades

Mercado Comum: Jornal on-line BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas