Olá,
 
Encaminho a edição 32/2020 - de 1º de julho de 2020 da Newsletter MercadoComum Online.
Sinta-se à vontade em compartilhar esta edição junto a colegas e amigos.
.


Para acessar a edição basta clicar no botão abaixo.
 
Acesse aqui a edição completa
 


Boa leitura!
Abraços Especiais,
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira – Editor Geral


 

EDIÇÃO MC ONLINE 32/2020

 

 
Belo Horizonte – MG – 1º de julho de 2020.

 

 
 

DEBATE ECONÔMICO

De volta ao passado: a economia brasileira em 2020 pode estar retornando aos níveis de 2007

O Relatório Focus divulgado pelo Banco Central no dia 22 de junho último projeta declínio do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro, em 2020, de 6,5%. Caso as projeções venham a se confirmar, esta será a 16ª vez em que o Brasil contabilizará queda no PIB durante os últimos 120 anos – sendo três delas ocorridas nesta década e a última, a deste ano, poderá ser mais severa de todas. A queda acumulada nesses três anos – 2015, 2016 e 2020 deverá significar uma perda de cerca de 14% na produção total de bens e serviços do país. Somente para este ano a perda na produção nacional de bens e serviços deverá chegar a US$ 467 bilhões – o equivalente a quase todo o PIB de um país como a Argentina. Leia a matéria completa.



Economia mundial poderá ter queda de 4,9% e perda de US$ 12 trilhões em 2020, avalia o FMI. A projeção para o PIB brasileiro é de uma queda de 9,1%

O Fundo Monetário Internacional projeta que a economia mundial deve registrar uma queda de 4,9% neste ano, ante a projeção anterior de -3%, divulgada em abril – (em outubro de 2019 a projeção de crescimento da economia mundial era de +3,41%).

Essa revisão decorreu em função dos efeitos mais fortes na saúde pública e na demanda, causados pela Covid19. Para 2021, o FMI espera uma recuperação global um pouco mais lenta: 5,4%, ante 5,8%, estimados anteriormente.

Os técnicos do Fundo avaliam uma recuperação mais complexa tanto para as economias desenvolvidas, como as emergentes. No primeiro grupo, a nova projeção é de uma redução do PIB de 8% (anterior 6,1%). Já as economias emergentes terão um recuo de 3%, ante a queda de 1%, prevista em abril. Em relação a 2021, os países desenvolvidos devem crescer de 4,8% (ante 4,5% em abril). Já as economias emergentes, devem crescer 5,9%, abaixo da estimativa anterior de 6,6%.

Para o FMI, o Brasil - que obteve um crescimento do PIB de 1,1%, em 2019, deverá apresentar uma queda de 9,1% neste ano e voltará a crescer em 2021, atingindo uma expansão de 3,6%. Leia a matéria completa.

Minas Gerais: PIB do 1º trimestre de 2020 cai mais que a média brasileira e confirma tendência de forte contração

Relatório divulgado no dia 15 de junho último pela Fundação João Pinheiro revela que o Produto Interno Bruto (PIB) gerado em Minas Gerais nos 12 meses completados em março de 2020 foi, em termos reais, 0,9% inferior ao registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (taxa de variação anualizada). Para a economia brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou um incremento de 0,9% na mesma base de comparação.

O PIB-Produto Interno Bruto de Minas Gerais, considerado o 3ª maior entre os estados brasileiros, vem apresentado desempenho medíocre na maior parte dos anos do século XXI e, durante os últimos dezenove anos, em apenas oito deles – (2002, 2003, 2004, 2005, 2010, 2012. 2016 e 2017) é que o estado registrou desempenho superior à média verificada em relação ao Brasil. Há uma particularidade nos anos em que o crescimento econômico de Minas supera o brasileiro: nesse período constata-se que, em sua maioria, houve uma significativa valorização dos preços das commodities e, em especial, do minério de ferro.

Em 2019 o PIB de Minas Gerais recuou 0,33% - o que corresponde a uma queda de 1,45 pontos percentuais, quando comparado à média nacional, que alcançou 1,14% no mesmo período. Leia a matéria completa.

Guedes está na muda

Artigo de Paulo César de Oliveira revela que “Há um incômodo silêncio no país. Não se ouve a voz do ministro Paulo Guedes, que todos diziam ser o homem forte de um governo que tem se mostrado, até aqui, absolutamente perdido, sem rumo para enfrentar as crises que aparecem a cada dia. O que causa perplexidade nesta postura passiva do ministro, tido como um homem franco, que não mede palavras para defender suas posições, é a constatação de que o país vai, a cada dia, a cada crise gerada exatamente pelo governo, complicando a sua própria situação”. Leia a matéria completa.



‘e-mineração’: evento virtual vai promover negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços em todos os setores

Pequenas e médias empresas de qualquer setor e de qualquer estado poderão negociar propostas comerciais diretamente junto a grandes mineradoras agora em julho. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e suas associadas – empresas responsáveis por mais de 85% da produção mineral brasileira – vão promover o que promete ser um dos maiores fóruns de negócios virtuais do setor mineral. Trata-se do e-mineração: Evento Virtual de Negócios – www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao– a ser realizado nos dias 15 e 16 de julho. Leia a matéria completa.



O SENTIDO E O SIGNIFICADO DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL

Trechos selecionados de discursos proferidos pelo Presidente Juscelino Kubitschek:

“As Forças Armadas do Brasil tiveram sempre um sentido e um significado que contribuíram, de maneira decisiva, para a paz, a tranquilidade e o amadurecimento da Nação brasileira. Às Forças Armadas do meu país coube, desde o início da formação da nossa nacionalidade, a alta missão de defender a unidade de nossa Pátria, mantendo unido e coeso este imenso território que tem as características de um verdadeiro continente”.

“Temos uma população que cresce todos os dias e cujas necessidades se torna necessário prover de maneira condigna e equitativa, afastando-se as ameaças de perturbações econômico-sociais extremamente perigosas para o funcionamento normal das instituições democráticas. O desequilíbrio econômico das diversas regiões componentes da Federação reclama toda a atenção do governo, cuja preocupação máxima é a de promover o desenvolvimento harmônico de todo o organismo nacional.

Cumpre não esquecer, ademais, que ainda não se pode considerar terminada a nossa formação democrática e que nem sempre as facções atuantes no cenário político brasileirosabemdistinguir, com suficiente nitidez, o interesse partidário do interesse nacional, que, infelizmente, muitas vezes tem sido posto em segundo plano. Como é natural, até certo ponto, as paixões se acendem na iminência das consultas à vontade popular. A proximidade das eleições para a sucessão presidencial vem tornando ainda mais difícil o exercício do poder público, pois, além das tarefas ligadas à administração, impõe-se ao governo não descurar dos aspectos políticos da conjuntura nacional, entre os quais avulta o da manutenção de uma atmosfera de ordem e tranquilidade indispensável para garantir o livre pronunciamento das urnas”.

“De uma democracia sem continuidade não se esperam resultados benéficos duradouros. É o exercício ininterrupto dos deveres cívicos numa atmosfera de respeito mútuo que vai criando a tradição democrática e dando o rendimento desejado ao regime. Podemos louvar as Forças Armadas do Brasil pela maneira com que sempre interpretaram o sentimento democrático do país. Ao longo de nossa História, todas as vezes que se fez necessária a interferência militar na vida civil, tal interferência se caracterizou pela elevação de propósitos e pela preocupação de reorientar o país para a rota democrática”. Leia a matéria completa.

Seu Dinheiro

Artigo de Fernando Soares Rodrigues destaca que aumentou no final do primeiro semestre de 2020, a insatisfação dos investidores com a rentabilidade nominal cada vez menor das cadernetas de poupança e demais ativos de renda fixa, entre os quais os fundos de investimentos financeiros, Certificados de Depósitos Bancários {CDBs} e títulos públicos do Tesouro Direto.

E cresce também o risco da busca por aplicações em outros ativos hipoteticamente mais rentáveis como as ações, fundos de ações, multimercados e cambiais, dólar em espécie e ouro negociado como ativo financeiro, além das moedas virtuais. Leia a matéria completa.

Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, brasileiro trabalhou 151 dias, em 2020, somente para pagar tributos

Segundo IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, somente a partir de 30 de maio seu salário já será seu.

Para o IBPT, “o Brasil, mais uma vez, figura entre os países com maior carga tributária do mundo, e isso se reflete nos dias trabalhados anualmente pelos seus cidadãos para pagar tributos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o mais recente estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, todos os tributos somados perfazem mais de 41% do salário do brasileiro médio. “Por detrás desse número, foi identificada uma carga tributária injusta, pois grande fatia dessa média vem dos impostos pagos sobre o consumo, cerca de 23%, depois renda, cerca de 15% e, por último, o patrimônio, com 3%”. Neste ano, o brasileiro trabalhará até o dia 30 de maio para pagar impostos, afirma o presidente executivo do IBPT e um dos coordenadores do estudo, João Eloi Olenike”. Leia a matéria completa.

Trump x Biden: Relatório da Amcham detalha o impacto das eleições americanas no Brasil

O resultado das eleições presidenciais da maior potência mundial definirá não apenas os rumos internos dos Estados Unidos, mas influenciará de maneira determinante os contornos políticos e econômicos do mundo nos próximos anos. Quatro meses antes da pandemia, as narrativas de ambas as partes - Donald Trump e Joe Biden - pareciam claras, mas a crise da COVID-19 colocou um desafio extra aos líderes políticos. Hoje, o cenário é incerto. Com tantas variáveis em jogo, pode ser difícil acompanhar os desdobramentos das eleições nos Estados Unidos. Frente a esse cenário, a Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) está lançando uma série de relatórios analisando a evolução da disputa presidencial americana, em parceria com a Prospectiva Consultoria. Leia a matéria completa.

Com tímida evolução, Brasil permanece entre os países menos competitivos do mundo, ocupando a 56ª colocação no Ranking de Competitividade Mundial 2020 elaborado pela escola Suíça IMD

A Fundação Dom Cabral é responsável pelo capítulo Brasil do levantamento. Análise mostra que avanços na educação são fundamentais para melhoria do posicionamento do País neste quadro.

Os destaques são: 1 - Brasil avança três posições e passa a ocupar a 56ª colocação; Ao contrário do Brasil, os outros BRICS - Rússia, Índia, China e África do Sul não registraram avanço em 2020;

Pelo segundo ano consecutivo, Singapura ocupa o topo do ranking; Pela primeira vez em 5 anos os EUA não se encontram entre os top 5, ocupando a 10ª colocação, com perda de 7 posições; Ao todo, estudo analisa 63 nações ; Ranking captura os problemas que a economia global experimentou em 2019, como os atritos comerciais entre os Estados Unidos e a China; Publicado desde 1989, o Relatório Internacional de Competitividade do IMD é baseado em quatro pilares: (1) Desempenho Econômico, (2) Eficiência do Governo, (3) Eficiência Empresarial e (4) Infraestrutura. Leia a matéria completa.

As Marcas de Sucesso de Minas Gerais

25 anos do Prêmio Top of Mind – MercadoComum - Marcas de Sucesso – Minas Gerais

A premiação, que em 2020 está completando 25 anos, reconhece as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião. Nesta edição a pesquisa, realizada com exclusividade, por MercadoComum, foi realizada pelo Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

No entanto, imposições óbvias e decorrentes da pandemia do Coronavírus impediram MC de fazer, novamente e neste ano, esse relevante evento, já consagrado como o mais significativo no sentido de homenagear e enaltecer todas aquelas Marcas que mais se destacam junto aos consumidores mineiros.

Para não deixar despercebida e desconhecida esta tradição, que já se incorporou como uma das mais significativas iniciativas de seu gênero em Minas Gerais a direção de MC, por razões imperiosas e emanadas em dispositivos legais, irá realizá-la de maneira diferente, mas desprovida da solenidade de premiação física aos vencedores e, também, sem a circulação de uma edição especial impressa. No entanto, optou-se por uma edição especial eletrônica e a sua inclusão, passando a ser integral no site oficial da publicação – devendo a mesma ser encaminhada a um mailing especial, composto por mais de 120 mil formadores de opinião, no Estado e no País.

A diretoria de MercadoComum também se disponibilizará a fazer a entrega, pessoalmente e na sede das empresas vencedoras, dos troféus, diplomas e certificados a que elas fazem jus nesta premiação.

A diretoria de MercadoComum também se disponibilizará a fazer, pessoalmente e na sede das empresas vencedoras, dos troféus, diplomas e certificados a que elas fazem jus nesta premiação.

Nesse sentido, a premiação deste ano continuará a reconhecer as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião encomendada com exclusividade por MercadoComum ao Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

A edição eletrônica de MercadoComum circulará no mês de agosto, contendo o descritivo completo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre cada marca vencedora e a sua repercussão junto aos dirigentes das suas respectivas empresas. Destacará, ademais, a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes. Leia a matéria completa.

Brasil é o segundo país mais complexo do mundo para se fazer negócios

Índice Global de Complexidade Corporativa da TMF Group considera apenas a Indonésia mais complexa que o Brasil em termos de impostos, regras e regulamentos e questões trabalhistas.

De acordo com uma pesquisa feita pela TMF Group, especialista em serviços de contabilidade, folha de pagamento e internacionalização de empresas, o Brasil é o segundo país mais complexo do mundo para se fazer negócios, ficando atrás apenas da Indonésia. O estudo, feito em 77 países, analisa fatores como pagamento de impostos e contabilidade, dificuldade para contratar, demitir e gerenciar folha de pagamento e questões relacionadas a regulações e penalidades.

O Índice Global de Complexidade Corporativa revela que, apesar dos progressos realizados nos últimos anos em que foram implementados impostos digitais e mais simplificados (como o eSocial, por exemplo), o Brasil ainda é um ambiente de negócios muito complexo, com dezenas de regimes fiscais diferentes, distribuídos em três instâncias governamentais: federal, estadual e municipal. Leia a matéria completa.

Metade dos Microempreendedores individuais mineiros estão inadimplentes

Em abril, mais de 600 mil MEI do estado estavam em débito com o pagamento da guia de contribuição mensal.

Dos mais de um milhão de Microempreendedores Individuais (MEI) em Minas Gerais, em abril, 57% ainda não estavam em dia com o pagamento do Documento de Arrecadação Mensal do Simples Nacional (DAS). Se comparado ao mesmo período de 2019, houve um aumento de 18% da taxa de inadimplência dos MEI no estado. Mesmo assim, de acordo com ranking divulgado pelo Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, Minas possui um dos menores índices de inadimplência do país.

Ainda segundo o levantamento do Sebrae, a média de inadimplência registrada em abril no estado subiu de 39% em 2019 para 57% em 2020. Mesmo com o aumento do número de MEI devedores, Minas Gerais é o segundo estado com o menor percentual de inadimplência, atrás apenas de Santa Catarina (49%). A média nacional foi de 63%. Leia a matéria completa.

Sicoob Central Crediminas é destaque no cenário nacional de cooperativismo de crédito

Qualidade no atendimento, novos modelos de negócios e gestão com foco na eficiência e resultados são diferenciais de uma das principais centrais do Sicoob, que comemora 32 anos de atuação em junho

Mesmo diante à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o cooperativismo de crédito vem alcançando resultados expressivos para a economia brasileira e, dentro desse panorama, as cooperativas do Sicoob vêm contribuindo para o crescimento do país, facilitando o acesso ao crédito e aos produtos e serviços financeiros, promovendo a inclusão financeira e impulsionando a retomada da economia nas comunidades onde atuam. O Sicoob Central Crediminas completa, em 21 de junho, 32 anos de uma trajetória de crescimento, envolvimento com as comunidades e fortalecimento de ações para promover a justiça financeira.

Composto por uma cooperativa Central, 75 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Minaseg Corretora de Seguros e o Sicoob Fundo Garantidor de Depósitos (FGD), o Sicoob Sistema Crediminas mantém forte atuação no cenário cooperativista financeiro, contando com mais de 600 agências, distribuídas em 508 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Bahia. Leia a matéria completa.

01 - DEBATE ECONÔMICO - De volta ao passado: A economia brasileira em 2020 pode estar retornando aos níveis de 2007

02 - DEBATE ECONÔMICO II - Economia mundial poderá ter queda de 4,9% e perda de US$ 12 trilhões em 2020, avalia o FMI

03 - DEBATE ECONÔMICO III - Minas Gerais: PIB do 1º trimestre de 2020 cai mais que a média brasileira e confirma tendência de forte contração

04 - Minas Gerais teve o segundo pior saldo de empregos do país

05 – Guedes está na muda

06 - ‘e-mineração’: evento virtual vai promover negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços em todos os setores

07 - Seu Dinheiro

08 - A recuperação do emprego

09 - É o fim do emprego: a era do trabalho já começou

10 - Os Planos do governo para o auxílio emergencial e os programas sociais

11 - Equipe econômica estuda meta para a Dívida Pública Federal

12 - Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, brasileiro trabalhou 151 dias, em 2020, somente para pagar tributos

13 - Coronavírus e as obrigações tributárias

14 - COPOM mantém janela aberta para corte adicional da Selic

15 - A visão positiva de Powell sobre a economia americana

16 – Trump x Biden: Relatório da Amcham detalha o impacto das eleições americanas no Brasil

17 - A Grande Redefinição: Duas Davos em Uma para Começar 2021

18 - Com tímida evolução, Brasil permanece entre os países menos competitivos do mundo, ocupando a 56ª colocação no Ranking de Competitividade Mundial 2020 elaborado pela escola Suíça IMD

19 - Mercado global de Luxo deve cair entre 20% e 35% em 2020, diz Bain & Company

20 - Reação da China à pandemia trouxe aprendizados para a América do Sul, avalia KPMG

21 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio

22 - Produção brasileira de aço bruto tem queda de 15,9% até maio

23 - Confiança do Consumidor e da Indústria no Brasil são as mais baixas entre os países analisados

24 - Confiança do Comércio registra a maior queda trimestral da série histórica em junho

25 - As Marcas de Sucesso de Minas Gerais

26 - Brasil é o segundo país mais complexo do mundo para se fazer negócios

27 - Medidas de desburocratização se tornam ainda mais importantes durante a crise

28 - Seguro 24 horas chega ao Brasil

29 - Pottencial Seguradora registra crescimento exponencial na emissão de apólices do Seguro Garantia Judicial

30 - Operadoras de saúde também serão impactadas pela pandemia de Covid-19, alerta Ibracon

31 – Pedidos de falência sobem 30% em maio

32 - Dasa anuncia intenção de integrar Grupo São Marcos

33 - Grupo NotreDame Intermédica expande atuação para Minas Gerais com aquisição do Grupo Santa Mônica

34 - Embaré se destaca em políticas de sustentabilidade ambiental

35 - Florestas plantadas em Minas Gerais preservam mais de um milhão de hectares de vegetação nativa

36 - Rede Mater Dei de Saúde 40 anos

37 - Empresa mineira do setor logístico trilha caminho inverso a crise e apresenta resultados positivos em meio a pandemia

38 - União delega Aeroporto da Pampulha para Estado de Minas Gerais

39 - Governo de Minas atende pedido da Fecomércio MG e isenta ITCD para doações destinadas ao combate ao Covid-19

40 - Satis firma parceria com universidades de Uberaba (MG) para desenvolvimento de biofertilizante

41 - Diageo cria fundo global de US$ 100 milhões (meio bilhão de reais) para apoiar reabertura de bares e restaurantes ao redor do mundo

42 – O SENTIDO E O SIGNIFICADO DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL*

43 - MERCADO IMOBILIÁRIO: Aluguel de imóveis volta a ser destaque com rentabilidade que supera renda fixa

44 - Queda nas vendas de imóveis novos chega a 58%

45 - 2020: o ano das fintechs no Brasil

46 - Por que as fintechs ganham cada vez mais espaço no mercado?

47 - Conab estima recorde da produção de grãos no país: 250,5 milhões de toneladas

48 - Agricultores familiares terão crédito de R$ 33 bilhões do Pronaf para a próxima safra

49 – FRUTICULTURA: Oportunidades para Minas no mercado internacional

50 - Cooperativismo mineiro movimentou R$ 60,8 bilhões em 2019

51 - Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020

52 – Metade dos Microempreendedores individuais mineiros estão inadimplentes

53 - Huawei capacita a transformação digital no setor financeiro

54 - Febraban publica pesquisa sobre o brasileiro e a retomada econômica

55 - Sicoob Central Crediminas é destaque no cenário nacional de cooperativismo de crédito

56 - Santander reduz taxa de juros de crédito imobiliário

57 - Romildo Rolim reassume presidência do BNB

58 - Banco Carrefour recebe autorização do Bacen para começar a operar como banco múltiplo

59 - Banco BMG anuncia home office até o início de 2021

60 - Em maio, 14,28 milhões de famílias receberam o Bolsa Família

61 - Vinho, Gente, Coisas e Adjacências: O Vinho do Inverno

62 - Análise de conjuntura do turismo

63 - DOUTRINA JURÍDICA: Do homo sapiens ao homo insensatus: Reflexões ações da bioética global diante das experiências científicas” chinesas com detentos e outros temas

64 - Justiça estadual mineira inaugura estúdio de TV

65 - Município de Bom Despacho pagará por erro em jazigos

66 - 63% dos mineiros passaram a tirar mais cochilos durante pandemia do coronavírus

67 - A última Flor do Lácio

68 - Festas juninas - tradição interrompida e novas ideias para não passar em branco

69 - A inconveniência dos altos salários em uma sociedade democrática governada com notórias carências, recém egressa de uma pandemia mundial.



Para acessar a edição completa de MC: CLIQUE AQUI

Para acessar o site de MercadoComum: www.mercadocomum.com



 

Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios

Editor Geral:
Economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Administrador, Economista e Bacharel em Ciências Contábeis, com vários cursos de pós-graduação no país e exterior. Presidente da ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais.  Ex-Executive Vice-President e CEO do Safra National Bank of New York – New York/USA. Ex-Presidente do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. e ex-Secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais. Ex-Presidente da ABDE-Associação Brasileira de Desenvolvimento e do IBEF Nacional – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Ex-Reitor da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Vice-Presidente da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas e Coordenador-Geral do Fórum JK de Desenvolvimento. Autor de vários livros, entre os quais “Juscelino Kubitschek: Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI”.  Presidente/Editor Geral de MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios – ora em seu 27º ano. Autor de vários livros, entre os quais a coletânea de 3 volumes e 2.336 páginas, intitulada “Juscelino Kubitschek: Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI”.
 

MinasPart Comunicação, Ltda.
www.mercadocomum.com  -  Fone: (031) 3281-6474

Informações: [email protected]
Rua Padre Odorico, 128 – 10º andar – São Pedro - 30.330-040 – Belo Horizonte – Minas Gerais