Olá!
Encaminho a edição 24/2019 - período de 16 de dezembro de 2019 a 15 de janeiro de 2020
 da Newsletter MercadoComum Online.

Os Destaques Especiais são:

- Debate: O Brasil e o desenvolvimento socioeconômico global - 1ª parte
- Brasil só crescerá metade do que é previsto para os emergentes
- Artigo de Stefan Salej - Da falta de que mesmo? Carne?
- Ibram comemora 43 anos de fundação 
- Instituto Cultural J. Safra resgata história e acervo do Museu de Artes e Ofícios em novo livro da coleção Museus Brasileiros
- Nióbio - CBMM firma acordo para baterias elétricas
- O que está por trás do populismo?
- Presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato apresenta balanço e novas perspectivas do cooperativismo mineiro, em entrevista exclusiva
- Impunidade da Vale
- FAEMG apresenta balanço de 2019 e perspectivas do Agro mineiro para 2020

Sinta-se à vontade em compartilhar esta edição junto a colegas e amigos. 

Boa leitura!

Para acessar a edição completa de MC: CLIQUE AQUI

Abraços Especiais,

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Presidente/Editor Geral
 
Debate Econômico - O Brasil e o desenvolvimento socioeconômico global – 1ª parte
 
De autoria do economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, este estudo apresenta por meio de documentos, uma seleção de macroindicadores estratégicos, socieconômicos, considerados imprescindíveis para se entender a situação brasileira de forma global.

Neste texto, o economista faz um convite a uma reflexão sobre os caminhos e ritmo que podem levar o País a procurar um progresso maior e mais justo para todos os cidadãos.
 
Em sua análise, ele ainda ressalta que há 30 anos afirma que os problemas da área social podem comprometer seriamente os resultados econômicos desejados e vice-versa. Confira seu ponto de vista sobre a situação atual da economia brasileira.
 

Brasil só crescerá metade do que é previsto para os emergentes
 
Nesta matéria se explica que mesmo o PIB crescendo em média 2,3% ao ano entre 2021 e 2024, como espera o FMI, ele aumentará menos da metade do previsto para países emergentes, cuja expectativa é de 4,8%. 

Estes dados são da Fundação Getúlio Vargas, que ainda aponta os números de expansão e as estimativas que ressaltam esta década como a pior da economia brasileira.

 
 
 
Da falta de que mesmo? Carne?

Stefan Bogdan Barenboim Salej
Administrador de empresas e cientista político.

Neste artigo, Salej ressalta que não falta carne na mesa do brasileiro, mas sim há falta de dinheiro para comprar carne de boi, frango e tantos outros produtos agrícolas.

Em sua dissertação ele passa pelos reais problemas enfrentados pelo trabalhador brasileiro e pela lei do mercado, destacando a fraqueza da economia do País.
Confira todos os pontos destacados neste setor.
Ibram comemora 43 anos de fundação
 
Em dezembro, o Ibram comemorou 43 anos de fundação. Na celebração, houve solenidade para a posse da Diretoria do Movimento Women in Mining, em Belo Horizonte/MG, um marco do setor na inclusão feminina. Em 2019, o Ibram realizou a mudança no Estatuto e Regimento Interno da entidade com o objetivo de reforçar a estrutura de governança, ampliar a participação de mineradoras em seu Conselho, bem como em novos comitês técnicos e setoriais relacionados a vários minerais, como ouro, agregados para construção civil, fertilizantes, nióbio, ferro, bauxita, cobre etc. Entenda todos os acontecimentos deste marco festivo.
Instituto Cultural J. Safra resgata história e acervo do Museu de Artes e Ofícios 
 
O Instituto Cultural J. Safra lançou, no dia 10 de dezembro uma obra inteiramente dedicada à preservação da memória do Museu de Artes e Ofícios, que possui um dos mais importantes acervos culturais sobre a história do trabalho no país.

Produzido em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, o Serviço Social da Indústria (SESI-FIEMG) e a Secretaria Especial da Cultura, o livro reproduz algumas das obras mais icônicas do acervo, que é composto por um volume superior a 2.500 peças datadas dos séculos 18 ao 20. Confira detalhes nesta matéria.
Nióbio - CBMM firma acordo para baterias elétricas

José Tadeu Arantes 
Correspondente da Agência FAPESP

Neste texto, Arantes apresenta como estratégica a identificação no grafeno como potencial sinergia de aplicações com o nióbio. Assim, há a possibilidade de uma geração alternativa de baterias elétricas, inclusive para a atual tendência: os carros elétricos, além de outras aplicações como na construção/infraestrutura e eletroeletrônicos.
O que está por trás do populismo?

José Pastore 
Professor da FEA-USP. Membro da Academia Paulista de Letras. Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio-SP.

 
Neste artigo, Pastore explica, por meio das mudanças da legislação o quanto haverá de redução do custo de trabalho de jovens entre 18 e 29 anos, admitidos sob o contrato Verde Amarelo, pelo prazo de 24 meses.
A atenção, neste caso, se volta à redução expressiva por meio do aumento da flexibilidade nessa nova modalidade contratual.
Ronaldo Scucato apresenta balanço e novas perspectivas do cooperativismo mineiro, em entrevista exclusiva
 
Em entrevista exclusiva à MercadoComum, o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop, Ronaldo Scucato, apresenta os números do cooperativismo mineiro, que ele ressalta terem sido muito produtivos. Destaca o engajamento e alcance do Dia de Cooperar - Dia C, que foi reconhecido pelo Papa Francisco, que o recebeu pessoalmente no Vaticano no início deste ano. Assim como o bom relacionamento com autoridades e instituições como o governo de Minas Gerais, OCB, dentre outras.

Além de enumerar todas as vitórias do cooperativismo, Scucato ainda aponta novos planos e continuidade a ações de sucesso, para fortalecer e desenvolver ainda mais as cooperativas mineiras nos próximos anos. Confira todos os detalhes na entrevista completa.
Impunidade da Vale

Paulo Cesar de Oliveira
Neste artigo, o autor ressalta a importância da mineradora, mas alerta para a importância de se levar em conta a hora de mudar. Ele afirma que a Vale precisa entender que não faz qualquer favor em adotar medidas que garantam aos cidadãos das comunidades atingidas condições de reiniciarem suas vidas. Também é preciso também que se faça justiça, punindo responsáveis, que não são só Vale e integrantes dela, mas os que também comandam e legislam. Confira as suas proposições.
FAEMG apresenta balanço de 2019 e perspectivas do Agro mineiro para 2020
 
Presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, apresentou o balanço do Agro mineiro e das ações da instituição que lidera. Dentre os expressivos números, ele ressaltou o Valor Bruto da Produção (VBP) superou R$ 66 bilhões, crescimento de 5,8% sobre o faturamento do setor em 2018.
Nesta matéria, além das impressões de Simões, você confere todos os números da cadeia produtiva do Estado.
 
A cultura organizacional como aliada da transformação digital

Leia Mais >
O agronegócio brasileiro e os desafios da reforma tributária

Leia Mais >
Minas Gerais completa 300 anos em 2020

Leia Mais >
Safra nacional de grãos de 2020 deve bater recorde de 240,9 milhões de toneladas
Leia Mais >
ICMS de aviação: Minas Gerais ganha com redução em SP
Leia Mais >
Indústria mineira está otimista para o próximo ano
Leia Mais >
Brasil já tem mais de 151 milhões de celulares 4G
Leia Mais >

Pif Paf Alimentos recebe Selo Mais Integridade

Leia Mais >

Startup acelerada pelo Banco Central quer transformar comércios em caixas eletrônicos

Leia Mais >

Inovativa Brasil chega a 1 mil startups aceleradas em evento realizado em São Paulo

Leia Mais >

8º Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial homenageou José Guido Figueiredo Neves

Leia Mais >

Prêmio Equilibrista homenageia executivo do ano e empresas que se destacaram na área de finanças em Minas Gerais

Leia Mais >

A silvicultura e a conservação da biodiversidade

Leia Mais >

Sinduscon-MG apresenta os balanços da Construção Civil e da economia em 2019

Leia Mais >

Brasileiros sem fronteiras: pesquisa detalha perfil de quem mora no exterior ou quer se mudar nos próximos anos

Leia Mais >

Diminui número de brasileiros que ficam além do tempo permitido nos EUA

Leia Mais >

 
 

Enviado por MercadoComum
www.mercadocomum.com