Olá,
Encaminho a edição 18/2019 - período de 1º a 15 de Setembro de 2019 da Newsletter MercadoComum Online.
Debate Econômico I: Investimento público é desfibrilador para reanimar o coração econômico brasileiro é o Destaque Principal.
Sinta-se à vontade em compartilhar esta edição junto a colegas e amigos.
Abraços Especiais,    

 
Para acessar a edição completa de MC: CLIQUE AQUI.

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Presidente/Editor Geral
Debate Econômico I: Investimento público é desfibrilador para reanimar o coração econômico brasileiro
*Por Carlos Alberto Teixeira de Oliveira


De acordo com projeções de economistas, do governo federal e do mercado financeiro, o PIB-Produto Interno Bruto brasileiro deverá registrar, neste ano, expansão em torno de 0,80% – um pouco superior ao crescimento estimado da população, de 0,70%. Em 2019, a média do crescimento da economia mundial deverá ser de 3,33% e, dos países emergentes e em desenvolvimento – categoria esta da qual o Brasil faz parte, segundo estimativas do FMI – Fundo Monetário Internacional alcançará 4,35%.
 
Debate Econômico II: A Taxa de Desocupação é de 11,8% e a Taxa de Subutilização é de 24,6% no trimestre encerrado em julho de 2019
*Por Carlos Alberto Teixeira de Oliveira


A Taxa de Desocupação é de 11,8% e a Taxa de Subutilização é de 24,6% no trimestre encerrado em julho de 2019 O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou, no último dia 30 de agosto, os dados relativos à PNAD Contínua, onde os principais destaques são:
A Taxa de Desocupação no Brasil no trimestre encerrado em julho em 2019 é de 11,8% e compreende 12,6 milhões de pessoas:
– São 93,584 milhões de pessoas trabalhando;
– A população fora da Força de Trabalho é de 64,8 milhões de pessoas;
– 41,3% de todos os ocupados estão na informalidade, que é composta por 38,683 milhões de pessoas – empregados do setor privado sem carteira assinada; os trabalhadores domésticos sem carteira assinada e os trabalhadores por conta própria sem CNPJ; os empregadores sem CNPJ e o trabalhador familiar auxiliar;
– Como consequência, a proporção de trabalhadores ocupados contribuindo para a Previdência Social caiu a 62,8% no trimestre encerrado em julho/2019 – considerado o menor patamar desde 2013.

 
Homenagem aos 117 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira

MercadoComum: publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios – que acaba de completar 26 anos de circulação presta, a seguir, uma homenagem aos 117 anos do nascimento do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido em Diamantina, Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902. Foram selecionados trechos de seu discurso proferido em Manaus, Amazonas, em 18 de abril de 1956. Logo a seguir, encontra-se também a íntegra de discurso de sua autoria proferido no Supremo Tribunal Federal, em 5 de junho de 1956, no Rio de Janeiro e uma carta manuscrita, datada de 1961, ao final de seu mandato como Presidente da República.

Leia Mais >
 
 
Presidente da Usiminas revela confiança do setor na retomada do crescimento econômico

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, também presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, afirmou, no segundo dia do Congresso anual do setor, que, apesar dos grandes desafios vividos atualmente pelo país, há uma confiança da indústria na retomada do crescimento econômico brasileiro. “O grande foco é trazer de volta o crescimento ao Brasil. Nós, da indústria do aço, estamos trabalhando fortemente nessa direção e acompanhamos o importante trabalho que vem sendo feito pelo governo brasileiro para a retomada do desenvolvimento”, declarou Leite, ressaltando, ainda a importância das reformas como a da Previdência e Fiscal para o atingimento dessa meta.
 

O Futuro da Mineração e a Mineração do Futuro

Este foi o tema de seminário ocorrido no dia 20 de agosto, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas, tendo como palestrantes Wilson Brumer – presidente do Conselho de Administração do IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração e Flávio Penido, presidente da diretoria executiva. O presidente da entidade, Aguinaldo Diniz Filho, conduziu os trabalhos que contaram ainda com a presença do vice governador de Minas Gerais, Paulo Brant e diversas outras autoridades e empresários.

Leia Mais >

 
 
Huawei prevê 10 megatendências para 2025

A Huawei lançou recentemente a nova edição do relatório Global Industry Vision (GIV), que tem como objetivo dar continuidade às previsões de desenvolvimento tecnológico e industrial até o ano de 2025. Com base nos dados quantitativos da própria Huawei, bem como casos de uso do mundo real sobre como a tecnologia inteligente está permeando todos os setores, o relatório identifica 10 megatendências que atualmente moldam a maneira como as pessoas vivem e trabalham.

Leia Mais >
Sem habitação não há desenvolvimento

Não há muito o que comemorar no Dia Nacional da Habitação, 21 de agosto, alusivo à criação do antigo BNH, nessa data, há 55 anos, em 1964, quando se iniciava o regime militar. Desde então, sucederam-se governos e planos, como o Programa de Arrendamento Residencial (FHC) e Minha Casa Minha Vida (Lula), além de iniciativas estaduais e municipais. Nada resolveu. O Brasil segue com crescente falta de moradias e grande número de famílias morando em condições inadequadas.

Leia Mais >
Ipea analisa o desempenho do PIB no 2º trimestre de 2019

O Produto Interno Bruno (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e mede o crescimento da economia, registrou alta de 0,4% no segundo trimestre de 2019 em relação ao primeiro trimestre deste ano, livre de efeitos sazonais, e 1% na comparação internacional. Com base no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (29/08), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou os dados e publicou o documento atividade econômica: desempenho do PIB.

Leia Mais >
Quando o problema é você
*Por Pedro Pereira de Freitas 

Leia Mais >
Como proteger quem trabalha sem emprego?
*Por José Pastore

Leia Mais >

Governador de Minas aposta em retomada nas obras de infraestrutura
Leia Mais >

Alcançando maior valor em 20 anos, ouro tem sido melhor investimento
Leia Mais >

Pedidos de recuperação judicial de micro e pequenas empresas crescem 131%
Leia Mais >

Usiminas defende retomada do protagonismo da indústria
Leia Mais >

ONE Investimentos retoma patamar de R$ 1 bi em ativos
Leia Mais >

Cooperação entre Sebrae e instituições vai alavancar exportações
Leia Mais >

Ana Sanches, CFO da Anglo American, abre ciclo de debates do IBEF-MG
Leia Mais >

Adriana Zanni é nova líder Regional de RH para a América Latina da Aon
Leia Mais >

Petrobras elege novo diretor de Governança e Conformidade
Leia Mais >

MP desburocratiza a forma de publicação de balanços das empresas
Leia Mais >

MP da Liberdade Econômica: impactos na duração do trabalho
Leia Mais >

Justiça deve julgar cerca de 20 milhões de processos até o final do ano
Leia Mais >

Mori instalará usinas solares em Minas: investimento acima de R$500 milhões
Leia Mais >

Brasil é grande potência na agricultura e no meio ambiente, afirma ministra Tereza Cristina
Leia Mais >

Pesquisa mostra que pequenos negócios querem energia limpa e barata
Leia Mais >

Cenário para a indústria da construção mineira melhora
Leia Mais >

BH Residencial: conceito inovador para estudantes e profissionais liberais
Leia Mais >

Confiança da Construção avança e atinge maior nível desde dezembro de 2014
Leia Mais >

Como os seguros podem se tornar ferramentas de educação financeira
Leia Mais >

Trapistas, as divinas cervejas
Leia Mais >

Derivados de jabuticaba de Minas estão no mapa das indicações geográficas
Leia Mais >

Uruguai está entre as 100 melhores localizações de hospedarias do mundo
Leia Mais >

Conheça a rota dos vinhos da França a bordo de um cruzeiro
Leia Mais >

Brasil terá escola-modelo em turismo focada em inovação
Leia Mais >

 
 

Enviado por MercadoComum
www.mercadocomum.com