Olá,
Encaminho a edição 11/19 - período de 16 a 31 de Maio de 2019 da Newsletter MercadoComum Online.
Debate Econômico com o tema “
Lá vem o Brasil (novamente) descendo a ladeira (do crescimento econômico)” é o destaque principal.
Sinta-se à vontade em compartilhar esta edição junto a colegas e amigos.
Abraços Especiais,    

 
Para acessar a edição completa de MC: CLIQUE AQUI.

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Presidente/Editor Geral
Lá vem o Brasil (novamente) descendo a ladeira (do crescimento econômico)

O ano de 2019 deverá ser o 9º seguido em que o crescimento econômico brasileiro atinge níveis inferiores à média mundial.
Em 1995, analisada em dólares americanos correntes, a economia brasileira superava a chinesa. À época, enquanto o Brasil possuía um PIB equivalente a 2,53% do total mundial, o da China representava 2,38%. Hoje, o PIB da China é cerca de 7 vezes maior do que o brasileiro!

Leia Mais >
Vice-Presidente Hamilton Mourão faz palestra para empresários mineiros na FIEMG
 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou do “Encontro Empresarial da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais”, na última quinta-feira, 9 de maio, na sede da entidade. Na oportunidade, ele apresentou a palestra “Conjunturas e perspectivas político-econômicas”, apontando os desafios a serem enfrentados pelo Brasil para retomar o caminho do desenvolvimento. Neste vídeo, você pode assistir o conteúdo completo da conferência.
 

Fiemg lança Pacto por Minas

Minas Gerais está unida para defender seus interesses legítimos e superar o cenário de caos no campo da economia e do desenvolvimento social, potencializado negativamente pela paralisação parcial da mineração no estado. Nesta segunda-feira, lançamos o Plano de Investimento – Pacto por Minas, que mobiliza os mineiros por meio de suas lideranças empresariais e políticas. É uma proposta suprapartidária, cujo único compromisso é com os interesses de Minas e dos mineiros.

Vinda de Ulysses Guimarães como candidato à Presidência da República

O deputado federal Ulysses Guimarães esteve em Belo Horizonte – Minas Gerais, em 13 de setembro de 1989, na condição de candidato à Presidência da República, pelo PMDB. Na oportunidade, participou do Ciclo de Conferências “A Sucessão Presidencial e os Desafios do Desafios”, realizado pelo BDMG-Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. (à época presidido por Carlos Alberto Teixeira de Oliveira), veículos de comunicação e outras entidades de classe.

Leia Mais >

O Brasil ainda está em recessão?

Economistas são bons em definições e péssimos em soluções. Existe uma definição econômica bastante boa para a situação de chove-não-molha da economia brasileira em 2019. É a recessão do crescimento. As expectativas, antes do início da gestão Bolsonaro, eram muito positivas. O Brasil tinha tudo para surpreender e chegar a uma variação do PIB, este ano, de 3% ou mais. Os cerca de 2,5% de crescimento esperados pelo mercado estavam, no entanto, em linha com outro número mágico da profissão, o chamado “PIB potencial”, aquele nível de crescimento estimado em modelos matemáticos que, sem pressionar a inflação, seria compatível com a queda do desemprego, o aumento dos investimentos e uma expansão firme do consumo e da arrecadação fiscal. Em suma, 2019 seria uma navegação em mar de almirante para o capitão do Brasil.

Leia Mais >

Equilíbrio fiscal dos estados depende de nova reforma da Previdência

O ano mal começou e os novos governadores estão deparando-se com uma realidade fiscal preocupante. Todas as soluções para os estados têm que passar pela Previdência

Os gastos com previdência são os que mais pesam nos cofres estaduais. O déficit dos estados supera, e muito, o da União. Ao mesmo tempo em que o Governo Federal tem dificuldades de investir em saúde, educação e segurança pública, os estados passam por situações preocupantes, como não conseguir pagar salários dos servidores em dia.


Leia Mais >

XP Investimentos debate futuro das estatais de MG

Aconteceu em 8 de maio último o XP Minas Gerais Day, encontro promovido pela XP Investimentos em Belo Horizonte entre os setores público e privado para discutir agendas para o Estado de Minas Gerais, destacando-se entre os principais temas: o futuro das empresas estatais, perspectivas do ponto de vista fiscal, perspectivas para o setor de Mineração e propostas para atração de investimentos no Estado de Minas Gerais.
Entre os participantes do evento, destaque para o governador Romeu Zema (Novo), o secretário da Fazenda, Gustavo Barbosa, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Vitor Mendonça, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Silva, o diretor Financeiro da Cemig, Maurício Fernandes e o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa.


Leia Mais >

A propriedade intelectual e o desenvolvimento de novos produtos

Leia Mais >
Quer se destacar no mercado de PME? Invista na desburocratização

Leia Mais >
Milícia: o vácuo do Estado gera o poder paralelo

Leia Mais >
Em ritmo de desaceleração, inadimplência chega a 62,6 milhões de pessoas no mês de abril, apontam CNDL/SPC Brasil
Leia Mais >

CDL/BH avalia programa Jornada Produtiva da PBH

Leia Mais >

Produzir carro no Brasil custa até 44% mais, diz Anfavea

Leia Mais >

Enviado por MercadoComum
www.mercadocomum.com