Destaques da Edição

Reforma da Previdência apenas para reduzir déficit

Trecho do artigo de autoria do ex-ministro do Planejamento João Sayad intitulado “Ar fresco: o artigo do André”, publicado no Valor Econômico, de 15 de março último:

            “A Previdência é a parte mais importante da política de seguridade social no país. Mas o mundo mudou: a expectativa de vida aumentou, o mercado de trabalho se modifica e no futuro será algo muito diferente do que é hoje. A reforma proposta é direcionada apenas para a redução do déficit e deixa de lado o objetivo da previdência que é oferecer amparo e renda para a população, A reforma proposta pretende apenas diminuir os benefícios e aumentar as contribuições, ou seja, reduzir o déficit. Está focada apenas no déficit, como afirma o André (Lara Resende). Mas e os objetivos da Previdência, o amparo da população mais velha, do desempregado?”

            E acrescenta: “A reforma proposta corta o déficit diminuindo o número de beneficiários. A previdência existe, mas atende muito poucos. É como reformar um carro velho, retificando o motor, dando uma nova pintura – o resultado ainda é um carro, que ainda quebra um galho, mas seria muito melhor comprar outro”.

 

Siga o MercadoComum