Eventos Empresariais

Medalhas Barão de Mauá e Juscelino Kubitschek

05 Janeiro 2018

Medalhas Barão de Mauá e Juscelino Kubitschek

ACMinas reconhece trabalho e vida pessoal de José Salvador Silva e Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

O fundador da Rede Mater Dei de Saúde e marco do empreendedorismo em Minas, José Salvador Silva, e o economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, presidente da Associação dos Economistas de Minas Gerais, foram homenageados, respectivamente, com as medalhas da Ordem Juscelino Kubitschek e da Ordem Barão de Mauá, comendas que a Associação Comercial e Empresarial de Minas confere a personalidades que se destacam pelas próprias realizações em favor do desenvolvimento de Minas Gerais nos ambientes empresarial, político e social.

José Salvador Silva recebeu a medalha JK e o correspondente diploma da Ordem do presidente da entidade, Lindolfo Paoliello, que se encarregou de fazer a abertura do encontro e foi saudado pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo, que salientou ser a homenagem justa e oportuna.

“O doutor José Salvador, mineiro de Santana do Pirapama, um dos mais respeitados médicos do País, é também um grande empreendedor“, disse. “Fundador do Hospital Mader Dei, ao lado da família ele se consagrou ao ideal que, com rara tenacidade, conseguiu concretizar por inteiro. O que seria um hospital transformou-se em um sistema hospitalar modelo, um dos mais modernos e eficietes do Brasil. O doutor Salvador é exemplo de médico que alcançou a excelência no exercício da sua missão e coroou com êxito louvável o empreendedorismo no campo da saúde”, destacou”, concluiu o secretário da Cultura.

Para o homenageado, receber a Comenda JK constituía uma grande honra.  “O Mater Dei é associado da ACMinas há mais de 20 anos e nós sempre frequentamos a entidade, sempre aprendemos muito aqui”, lembrou. Salvador fez um relato dos tempos da criação do Mater Dei e de sua posterior expansão, que considera como a realização de um sonho. “E eu sinto que esta é uma homenagem que se faz não apenas a mim, mas também a todos aqueles que ajudaram na consecução do sonho e que atuam no Mater Dei”, assinalou.

Já o economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, agraciado com a medalha e diploma da Ordem do Mérito Empresarial Barão de Mauá, foi saudado pelo empresário Paulo Brant, vice-presidente da ACMinas, para quem o homenageado é um homem generoso e aglutinador, merecedor da distinção que recebia. “Estamos precisando de pessoas de ideias e virtudes”, ressaltou Brant. “Estamos no limiar da maior revolução tecnológica da história da humanidade, que abre possibilidades infinitasao nosso país. Temos que buscar inspiração nessas duas energias vitais que o Carlos Alberto esbanja. Nas suas ideias abertas, que aceitam ideias diferentes, no seu espirito público e de coo-peração. É isso que vai construir o país”, pontuou. 

Já o homenageado destacou, em seu agradecimento, a sua satisfação em receber a distinção da co-menda Barão de Mauá. “Eu me sinto muito à vontade ao receber essa medalha, por duas razões”, afirmou.“Primeiro por recebê-la desta Casa, com a qual eu convivo há quase 40 anos, e por ser uma medalha alusiva à pessoa que foi o Barão de Mauá, prosseguiu. “Segundo, pelo fato de ser acompanhada, nesta solenidade, por outra, a medalha JK, entregue ao Dr. José Salvador. Ambas remetem à memória dos dois maiores desenvolvimentistas que o país já teve. São duas trajetórias que eu também procuro abraçar. Então, para mim, esta é uma satisfação que traduzo com duas palavras: honrado e privilegiado”.

Carlos Alberto fez também uma exposição sobre os efeitos da crise econômica. Segundo ele, a máquina do crescimento nacional está enferrujada e quebrada. O Brasil vive o pior momento de sua história econômica, e é primeira vez em que a crise não está atrelada a questões cambiais. Para o economista, é urgente que se convoque uma Assembleia Constituinte Revisional Exclusiva para romper com as inúmeras barreiras que tanto obstaculizam a atividade econômica e entravam o equilíbrio social. 

 

 

 

Siga o Mercado Comum