Entrevista

De BH para Marte:

15 Maio 2018

Entrevista – Modesto Araujo Neto

Com 112 anos de atividades completos neste ano e previsão de faturamento de R$ 2,1 bilhões, a belo-horizontina Drogaria Araujo deve fechar o ano com mais 32 lojas abertas em Minas Gerais e no Estado. A previsão é de que sejam abertas 950 vagas de emprego.

A estratégia da empresa dá continuidade ao que aconteceu em 2017, quando 50 unidades foram inauguradas ou ampliadas na capital e nas cidades de Ibirité, Ouro Preto, Caetés, Matozinhos, Nova Lima, Barbacena e Para de Minas.
 
Na campanha publicitária do aniversário, celebrado em março, a empresa brincou com a ideia dos internautas e previu a chegada de uma das marcas mais conhecidas e queridas da capital ao planeta Marte. Otimista e arrojada, a empresa valoriza a sua origem, mas não “titubeia” quando encontra uma boa oportunidade de negócios.
 
Na década de 1960, o fundador da Drogaria Araujo, Modesto Carvalho de Araujo já pensava em abrir uma unidade em cada esquina de Belo Horizonte. Quando ele criou a Drogatel, em 1963, o primeiro serviço de delivery do Brasil, já sinalizava para o futuro de inovações que a companhia desenvolve com competência, para aumentar a competitividade do seu setor, conquistar e fidelizar os clientes.
 
No comando das operações desde 2004, quando assumiu a presidência da empresa, o empresário Modesto Araujo Neto, representante da terceira geração da família, tem realizado o sonho do avô. Reconhecido pela sua competência e “feeling” para os negócios, ele também é administrador de empresas,
 
pós-graduado em Marketing e Finanças e tem vários cursos de especialização no exterior. Atuante, é diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e diretor da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas).
 
Como o Sr. avalia a história da Drogaria Araujo?
 
Da melhor forma possível. Atualmente temos 180 lojas e presença em Belo Horizonte, Ibirité, Ouro Preto, Caetés, Matozinhos, Nova Lima e Pará de Minas. Iniciamos o ano com unidades abertas em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Nova Serrana.
 
Nossa previsão de faturamento em 2018 é de R$ 2,1 bilhões. Somos a quarta maior rede de drogarias do Brasil, segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), temos 50% do market share nas áreas em que atuamos e o maior faturamento médio por unidade, o que corresponde ao dobro das redes associadas à entidade nacional.
 
O segredo da longevidade da Araujo é satisfazer e encantar nossos clientes, ter visão de futuro, evoluir com ousadia, investir em tecnologia e valorizar cada um dos nossos atuais 7 mil colaboradores.
 
A Araujo tem a inovação no seu DNA. Como o Sr. analisa isso?
 
Somos reconhecidos pelo nosso pioneirismo e inovação e também pela qualidade em tudo que fazemos. A Araujo foi a primeira a criar o plantão 24 horas, o serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo e o Drive Thru. Além de todas essas conquistas, se
tornou a primeira rede a operar no modelo drugstore, para oferecer ao cliente tudo o que ele precisa em um só lugar.
 
Ao apostar sempre em inovação, a empresa consegue diversificar os serviços e, mais que isso, uma presença carinhosa na vida dos mineiros. A Drogaria tem, hoje, um mix de mais de 18 mil itens comercializados nas áreas de higiene pessoal, mamãe e bebê, beleza, dermocosméticos, pet shop, fitness, melhor idade, ortopédicos e diets.
 
Para completar, a Araujo também criou a Central Farmacêutica – que oferece atendimento 24 horas de farmacêuticos em vídeo chamada em loja – e o Serviço Farmacêutico, programa de atendimento personalizado que orienta a adoção de novos hábitos de saúde e complementa o tratamento prescrito pelo médico.
 
Por que abrir uma loja em Conselheiro Lafaiete e Nova Serrana?
 
Acreditamos que a nossa ida para o interior do Estado representa não apenas uma oportunidade de negócios para a empresa, mas um incremento para as economias locais. Estamos abrindo vagas de emprego, o que é importante para movimentar essas cidades.
 
Iniciamos o ano com a abertura da loja em Conselheiro Lafaiete. Lá, a unidade vai ficar aberta das sete às 23 horas, no modelo drugstore. Nos primeiros 15 dias, os clientes puderam comprar com descontos exclusivos.
 
No dia 23 de março, inauguramos uma nova loja em Nova Serrana. Essa será a primeira unidade na cidade e ficará aberta das sete às 22 horas. No primeiro mês, os clientes poderão comprar diversos produtos com descontos exclusivos que vencerão em 20 de abril. O Padrão Araujo de medicamentos garante preço baixo, variedade e garantia de procedência.
 
A loja também vai oferecer aos clientes o Serviço Farmacêutico, com oito programas de promoção da saúde.
 
A Drogaria Araujo se relaciona muito bem com a comunidade. Por que a empresa adota esse tipo de atuação?
 
Porque queremos fazer parte da vida dos 45 milhões de clientes que entram em nossas lojas por ano. E não é de hoje que desenvolvemos ações de relacionamento com a comunidade. Entre os dias 26 a 30 de março, por exemplo, fizemos a Campanha da Obesidade “Por que eu devo me preocupar com isso?”, para conscientizar a população sobre a importância de ter mais atenção com as doenças causadas
pelo sobrepeso.
 
Em todas as lojas da Araujo a população realizou gratuitamente a avaliação do seu índice de massa corporal, com orientações sobre o tema. Em casos de risco elevado, os farmacêuticos orientarão a procurar por um médico especialista.
 
Essa ação integra o Serviço Farmacêutico Araujo que inclui oito programas de promoção da saúde: Hipertensão em Dia, Diabetes em Dia, Colesterol em Dia, Autocuidado, Imunização, Programa Parar de Fumar, Programa Perda de Peso e Adesão à Prescrição Médica.

 

Siga o Mercado Comum